Winlator permite rodar jogos do Windows em dispositivos Android

Para a alegria dos gamers mobile que procuram mais opções, o app Winlator permite rodar jogos do Windows em dispositivos Android.

Existem algumas maneiras de jogar jogos do Windows em um dispositivo Android. Você pode transmiti-los usando um serviço como o GeForce Now ou um aplicativo como o Moonlight. Você pode usar o recurso Remote Play do Steam se o seu hardware estiver à altura da tarefa.

E agora, você também pode usar o Winlator para executar jogos do Windows diretamente no seu telefone, tablet ou caixa de TV Android.

Winlator permite rodar jogos do Windows em dispositivos Android

Winlator permite rodar jogos do Windows em dispositivos Android
Winlator permite rodar jogos do Windows em dispositivos Android

Winlator é um projeto do GitHub desenvolvido sob a licença do MIT. O objetivo é simplificar o processo de instalação e execução do Wine and Box em seus dispositivos, para que você possa começar a jogar imediatamente.

Os resultados já são bastante impressionantes. No canal do YouTube do desenvolvedor BrunoSX você pode ver The Elder Scrolls IV: Oblivion rodando em configurações altas.

Sim, tem mais de 15 anos, mas ainda é um ótimo jogo, além de uma boa demonstração do que o Winlator é capaz agora.

Outros usuários conseguiram rodar vários outros jogos, incluindo Fallout 3, Deus Ex, Mass Effect 2, Hitman 2 e Gothic.

Se você tem uma biblioteca cheia de jogos antigos que adoraria poder jogar em um telefone ou tablet, o Winlator pode estar à altura da tarefa. Basta seguir as instruções na página do projeto Winlator e soltar alguns jogos na pasta Downloads do seu dispositivo Android.

Você pode precisar brincar um pouco com as configurações para que os jogos funcionem sem problemas (ou além da tela inicial em alguns casos).

Se você não se importa em mexer um pouco, talvez o Winlator seja a coisa certa para ajudá-lo a jogar no backlog de jogos do Windows que você construiu lentamente na última década e meia.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.