Infelizmente para alguns usuários, o sistema Xubuntu também está abandonando o suporte a 32 bits. Confira os detalhes dessa importante mudança.
- Configure mouse Razer no Linux com o Razercfg
- Como instalar o utilitário HardInfo no Ubuntu e derivados
- Asus PB63, um mini PC com Intel Raptor Lake de até 65 W
Os equipamentos mais ou menos recentes já estão prontos para serem mais produtivos em sistemas de 64 bits. Mas nem todo mundo tem um PC moderno.
Pensando nesses usuários, muitas distribuições Linux continuam deixando para depois o fim do suporte a arquitetura 32 bits. Mas isso tem mudado no decorrer do ano de 2018.
Xubuntu também está abandonando o suporte a 32 bits
O Xubuntu, com seu leve ambiente de desktop Xfce, continuava oferecendo ISOs de 32 bits para aqueles que desejavam instalar essa distribuição Linux em hardwares mais antigos.
Agora, o Xubuntu se junta ao resto da família de sistemas baseados em Ubuntu, e conforme decidido por seus desenvolvedores, se despede do 32-bit.
Na verdade, eles já se despediram, porque o Xubuntu 18.10 foi a última versão a suportar a arquitetura antiga e a partir do lançamento do próximo Xubuntu 19.04, o único instalador disponível será apenas para 64 bits.
A notícia foi publicada pelo Phoronix e talvez tenha pegado alguém despreparado, porque se esperava que as edições mais humildes da família Ubuntu a aceitassem com mais calma.
No entanto, a coisa foi muito rápida e apenas um ano e meio após a edição principal com o Ubuntu ter dado esse mesmo passo, incluindo a versão do servidor, foi seguida por outros da familia.
Os primeiros foram Ubuntu MATE e Budgie, seguidos de perto pelo Kubuntu. Além disso, a partir do Ubuntu 18.10, a possibilidade de atualizar a versão de um sistema de 32 bits foi eliminada.
Ainda há a questão do que acontecerá com Lubuntu, que recentemente publicou um chamado para ajudar a manter o suporte de 32 bits, mas depois anunciou uma mudança de direção que pode não ser apreciada por todos os seus usuários, embora por enquanto, não há confirmação de nada.
Em outras palavras, os usuários do Ubuntu que necessitam de um sistema de 32 bits têm o Ubuntu 18.04 LTS como seu melhor ativo, pelo menos até que seu suporte termine em 2023.
Por outro lado, existem e continuarão sendo distribuições com suporte para 32- bit, e mais especialmente para equipamentos desatualizados.
No caso do Xubuntu, no que diz respeito às distribuições leves, a alternativa direta mais recomendável seria o Linux Mint Xfce.
O que está sendo falado no blog
- CentOS 7-1810 lançado – Confira as novidades e descubra onde baixar
- Scientific Linux 7.6 lançado – Confira as novidades e baixe
- NVIDIA publicou o código fonte do PhysX sob uma licença aberta
- MX Linux 18 Beta 1 lançado – Confira as novidades e baixe
- KingMiner usa força bruta para comprometer Servidores Windows
- Xubuntu também está abandonando o suporte a 32 bits