Zstd 1.5.1 lançado com muito mais melhorias de desempenho

E foi lançado Zstd 1.5.1 com muito mais melhorias de desempenho, além de correções. Confira os detalhes dessa importante atualização.

O Zstandard é um algoritmo de compressão de dados sem perdas desenvolvido por Yann Collet no Facebook e o Zstd é a implementação de referência em C, e a versão 1 desta implementação foi lançada como software livre em 31 de agosto de 2016.

O Zstandard, ou zstd, como versão curta, é um algoritmo de compactação rápido e sem perdas, visando cenários de compactação em tempo real no nível zlib e melhores taxas de compactação. É apoiado por um estágio de entropia muito rápido, fornecido pela biblioteca Huff0 e FSE .

O formato do Zstandard é estável e documentado na RFC8878, e várias implementações independentes já estão disponíveis.

O Zstd também pode oferecer taxas de compressão mais fortes ao custo da velocidade de compressão. A compensação entre velocidade e compressão é configurável em pequenos incrementos.

A velocidade de descompressão é preservada e permanece praticamente a mesma em todas as configurações, uma propriedade compartilhada pela maioria dos algoritmos de compressão LZ, como zlib ou lzma.

Agora, o Zstd 1.5.1 está disponível como a versão mais recente desse algoritmo de compactação de dados amplamente usado, apoiado pelo Facebook, que oferece excelente desempenho. Com a nova versão, o desempenho é ainda melhor.

Zstd 1.5.1 lançado com muito mais melhorias de desempenho

Zstd 1.5.1 lançado com muito mais melhorias de desempenho
Zstd 1.5.1 lançado com muito mais melhorias de desempenho

Zstd 1.5.1 é considerado uma “versão de manutenção”, mas traz ainda mais melhorias de desempenho. Algumas das mudanças notáveis ​​do Zstd 1.5.1 incluem:

  • Melhorias de velocidade para os níveis de compressão rápida 1 a 4.
  • Re-balanceamento dos níveis de compressão intermediários (5 a 12).
  • O código de Huffman foi muito melhorado em vários testes de compressão literal em vários compiladores com ganhos de 23~49%/As velocidades gerais de compressão/descompressão devem ser de pelo menos alguns por cento. As CPUs com capacidade x86_64 BMI2 em particular devem ter ótimas acelerações também com o código de assembly direcionado adicional.
  • Redução do tamanho do binário Zstd 1.5.1 em relação ao Zstd 1.5.0.
  • Vários outros itens de manutenção, correções e melhorias.

Para saber mais detalhes sobre o lançamento do Zstd 1.5.1, visite o GitHub do Facebook.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.