Android 11 beta lançado – Confira as novidades dessa nova prévia

E foi lançado Android 11 beta com várias melhorias e novos recursos. Confira as novidades dessa nova e importante prévia do futuro sistema do Google.

Em fevereiro passado, o Google lançou a primeira versão do Developer Preview para Android 11, que é a próxima grande atualização do sistema móvel.

Esta versão beta foi originalmente agendada para 3 de junho de 2020 durante o Google I/O que aconteceria online, mas o Google preferiu cancelá-la devido aos trágicos eventos que ocorreram nos Estados Unidos e que tiveram implicações internacionais.

Por fim, por meio de um post no blog, a empresa decidiu apresentar os novos recursos do Android 11.

Novidades do Android 11 beta

Android 11 beta lançado - Confira as novidades dessa nova prévia
Android 11 beta lançado – Confira as novidades dessa nova prévia

No anúncio do Google, diz que esta versão do seu sistema operacional é mais centrada no usuário. Desde agora, as principais mudanças estão focadas em facilitar e simplificar a comunicação.

O Android 11 poderá mover todas as conversas por meio de vários aplicativos de mensagens para uma área dedicada na seção de notificações. Isso permitirá que o usuário visualize, responda e gerencie facilmente suas conversas em um só lugar.

Além disso, você pode marcar uma conversa como uma prioridade para dar preferência a ela, para nunca perder uma mensagem importante.

O Android 11 também apresenta o Bubbles, um novo recurso para responder e iniciar conversas importantes sem alterar a tarefa atual e o aplicativo de mensagens.

Para que esse recurso esteja operacional, os aplicativos de mensagens e bate-papo devem usar a API Bubbles nas notificações.

Por outro lado, o acesso por voz, para pessoas que controlam completamente o telefone por voz, agora inclui um córtex visual no dispositivo que entende o conteúdo e o contexto da tela e gera rótulos e zonas interativas para controles de acessibilidade.

Outra mudança que se destaca desta versão beta do Android 11 é voltada para dispositivos IoT, com os quais, basta pressionar o botão liga/desliga, você pode ajustar a temperatura, acender as luzes ou abrir a porta da frente.

O Android 11 também vem com novos controles de multimídia que permitem alterar rápida e facilmente o dispositivo no qual o conteúdo de áudio ou vídeo é reproduzido.

Em relação à segurança e confidencialidade, o Google explica que cada versão do Android possui novos controles de privacidade e segurança que permitem ao usuário decidir como e quando os dados são compartilhados no dispositivo.

O Android 11 oferece controles ainda mais detalhados para as permissões mais sensíveis.

Com permissões exclusivas, você pode conceder aos aplicativos acesso ao microfone, câmera ou local, apenas para uso atual. Na próxima vez que o aplicativo precisar acessar esses sensores, você precisará solicitar permissão novamente.

Além disso, se um aplicativo não for usado por um longo período de tempo, o Android “redefinirá” automaticamente todas as permissões associadas a esse aplicativo e notificará o usuário.

Além disso, as atualizações do sistema Google Play, lançadas no ano passado, ajudam a acelerar atualizações importantes dos componentes do sistema operacional para dispositivos no ecossistema Android.

No Android 11, o Google dobrou o número de módulos que podem ser atualizados e esses módulos ajudarão a melhorar a privacidade, a segurança e a consistência de usuários e desenvolvedores.

Uma das novas mudanças mais notáveis ​​no Android 11 é a disponibilidade de controles de automação residencial no nível do sistema operacional com um toque longo no botão liga/desliga.

Assim como no iOS, você pode controlar facilmente seus dispositivos inteligentes conectados à Página inicial do Google de qualquer lugar no Android.

O Android 11 também tem a capacidade de aprovar permissões para coisas como localização ou acesso à câmera, caso a caso.

Da mesma forma, o Google também facilita a alternância entre dispositivos multimídia (como alto-falantes do Google Home ou dispositivos Bluetooth) através do menu suspenso de notificação do Android 11.

Finalmente, uma interface de captura de tela levemente modificada também se destaca. Agora, a captura de tela permitirá que você a visualize no canto inferior da tela, no qual você pode tocar para mudar para uma ferramenta de edição para anotar e compartilhar a imagem.

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.