Android 13 Beta 1 para TV lançado

E foi lançado o Android 13 Beta 1 para TV, pouco antes da Conferência de Desenvolvedores Google I/O 2022, de 11 a 12 de maio.

Para usuários que têm acesso a um emulador de desenvolvimento Android ou ao kit de desenvolvedor ADT-3 do Google, o Android 13 Beta 1 para Android TV chegou oficialmente para testes. Isso é baseado em relatórios recentes que detalham o lançamento da nova plataforma de teste.

O firmware beta chega pouco antes da Conferência de Desenvolvedores Google I/O 2022, de 11 a 12 de maio.

Novidades do Android 13 Beta 1 para TV lançado

Android 13 Beta 1 para TV lançado
Android 13 Beta 1 para TV lançado

A primeira plataforma de televisores do Google pode não ser tão popular quanto sua plataforma móvel. Mas isso não significa que não há muito o que esperar. E muito para testar, para aqueles que são desenvolvedores.

Entre as mudanças observadas no Android 13 Beta 1 para Android TV está a introdução de um novo modo de baixo consumo de energia.

O novo modo de sistema foi projetado para reduzir o consumo de energia, bem como o uso da largura de banda. Isso está especificamente no modo de espera para TVs com Android.

Com a nova configuração em vigor, quando uma televisão com Android TV está em modo de espera, ela deve consumir menos energia e usar menos largura de banda da Internet em geral.

No momento da redação deste artigo, não está claro quanta diferença isso fará para os usuários finais. Mas mesmo economizar alguns centavos e alguns megabytes deve gerar uma economia significativa ao longo do tempo.

Com o potencial de economia de dólares a cada ano e menos instâncias de latência ou buffer em outros gadgets conectados em casa. Principalmente porque as TVs ficam conectadas o tempo todo.

Além disso, o Android 13 para TVs parece estar adicionando uma nova interface do usuário para o modo picture-in-picture.

Ou seja, as duas imagens na tela agora terão proporções variáveis ​​para suas respectivas janelas. O que significa que as proporções provavelmente aparecerão de forma mais limpa. E com menos peculiaridades em sua resolução e enquadramento.

Agora, o Android 13 para dispositivos móveis provavelmente será o mais impactante até o momento. E vem com muitos recursos voltados para o usuário, bem como mudanças nos bastidores.

Portanto, pode ser que o Google esteja retendo um pouco o Android 13 para Android TV. No mínimo, com esta versão beta. Ou pode haver outros recursos que ainda não foram encontrados.

A próxima Conferência de Desenvolvedores Google I/O 2022 da empresa deve deixar isso mais claro, de qualquer forma.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.