Apps que levariam o iMessage para o Android estão em pausa

Sunbird e Nothing Chats até prometeram, mas por questões de segurança, os apps que levariam o iMessage para o Android estão em pausa.

Na semana passada, a fabricante de smartphones Nothing agitou-se ao anunciar planos para lançar o Nothing Chats, um aplicativo que prometia permitir que os usuários de seus telefones Android acessassem o serviço iMessage da Apple.

A promessa era que os usuários pudessem usar recursos do iMessage, como bate-papos em grupo, indicadores de digitação ao vivo e notas de voz, e as mensagens apareceriam nos dispositivos Apple como bolhas azuis em vez de verdes.

Mas menos de 24 horas após o lançamento, a Nothing removeu o aplicativo da Google Play Store.

Agora, a empresa que fabrica o software por trás do Nothing Chats fez o mesmo: o aplicativo Sunbird não está mais disponível na Google Play Store e a empresa alertou os usuários existentes que o Sunbird “decidiu pausar o uso do Sunbird por enquanto enquanto investigamos questões de segurança”.

Apps que levariam o iMessage para o Android estão em pausa

Apps que levariam o iMessage para o Android estão em pausa
Apps que levariam o iMessage para o Android estão em pausa

Sim. Os Apps que levariam o iMessage para o Android estão em pausa por causa de questões de segurança. Mas, quais são essas preocupações de segurança? Basicamente, o fato de não haver nenhum.

O serviço do Sunbird basicamente engana o iMessage fazendo-o pensar que você está usando um dispositivo Apple.

Ao enviar uma mensagem para usuários do iMessage por meio dos aplicativos Sunbird ou Nothing Chats, primeiro você precisa fazer login com um ID Apple, porque sua mensagem é enviada para um Mac que o Sunbird configurou como servidor e depois encaminhada para o iMessage.

De acordo com o site da Sunbird, todas as suas mensagens são criptografadas de ponta a ponta e nenhum dos seus dados é armazenado nos servidores da empresa.

Mas assim que o Nothing Chats foi lançado, os usuários pesquisaram um pouco e descobriram que as mensagens não eram criptografadas e, na verdade, eram enviadas como texto simples e inseguro.

Não está claro se a empresa cumpriu sua promessa de criptografar os dados do usuário.

Embora o Sunbird tenha recebido alguma publicidade quando seu aplicativo foi lançado pela primeira vez em versão beta privada em dezembro de 2022, o serviço certamente passou por um escrutínio significativamente maior este mês, quando um fabricante de smartphones fez o anúncio surpreendente de que estava construindo um aplicativo iMessage para Android para seus usuários baseado no Sunbird (que ainda não havia saído da versão beta e, portanto, tinha um base de usuários limitada).

Portanto, embora a Nothing e a Sunbird tenham sugerido que estão suspendendo temporariamente seus planos de iMessage para Android, eu não ficaria surpreso se nenhum deles retomasse as operações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.