Avidemux 2.8 lançado com várias melhorias e correções

E foi lançado o Avidemux 2.8 com várias melhorias e correções. Confira as novidades desse release e veja como instalar o programa no Linux.

O Avidemux é um poderoso editor de vídeo aberto projetado para cortes simples, filtragem e codificação de tarefas. Ele é um editor e conversor de vídeo que pode ser usado tanto para processar e editar vídeos, como também para converter arquivos de vídeo de um formato para outro.

O programa é um software livre coberto pela licença GNU GPL e está disponível para Linux, BSD, Mac OS X e Microsoft Windows.

E, apesar do nome do programa começar com ‘Avi’, usando uma variedade de codecs, o aplicativo suporta muitos tipos de arquivos (incluindo AVI), arquivos MPEG compatível com DVD, MP4 e ASF.

Ao usar o Avidemux as tarefas podem ser automatizadas usando projetos, fila de tarefas e recursos de script poderosos. Isso tudo torna determinadas atividades muito mais produtivas.

Embora não tão cheio de recursos como, digamos, o OpenShot ou o Kdenlive, o Avidemux é um editor de vídeo de código aberto simples de usar e que já existe há muito tempo.

Agora, o Avidemux 2.8 já está disponível como o lançamento de recurso mais recente.

Novidades do Avidemux 2.8

Avidemux 2.8 lançado com várias melhorias e correções
Avidemux 2.8 lançado com várias melhorias e correções

Avidemux 2.8 apresenta uma variedade de melhorias para este editor de vídeo de código aberto não linear.

Avidemux 2.8 está aqui para adicionar a capacidade de converter vídeo HDR (High Dynamic Range) em SDR (Standard Dynamic Range) com mapeamento de tom usando uma variedade de métodos, suporte de decodificação para o codec WMA9 Lossless, a capacidade de decodifique trilhas de áudio TrueHD e suporte para elas em contêineres Matroska (MKV).

Avidemux 2.8 também traz de volta o codificador FFV1 (FF Video Codec 1), que estava disponível anteriormente na série Avidemux 2.5. Além disso, esta versão atualiza o filtro Resample FPS com Blend e opções de interpolação de movimento e adiciona a capacidade de marcar pontos de corte no controle deslizante de navegação, junto com novos botões e atalhos para pular para esses pontos de corte.

Além disso, o novo lançamento da Avidemux apresenta a capacidade de desativar temporariamente os filtros ativos no Gerenciador de filtros de vídeo e adiciona uma nova preferência que permite carregar imagens nomeadas sequencialmente em ordem reversa para que você possa reverter os vídeos exportando uma seleção como JPEG imagens e carregando a primeira.

Além disso, agora existe um método unificado para comparar rapidamente entradas filtradas e não filtradas por meio do botão ‘Peek Original’ para visualizações de filtro, e agora é possível navegar na reprodução usando as teclas ou arrastando o controle deslizante de navegação com o mouse.

Mas espere, isso não é tudo, pois o Avidemux 2.8 também vem com um monte de melhorias, como a capacidade dos filtros Resample FPS e Change FPS para lidar com até 1000 fps, um medidor VU redesenhado (“Medidor de áudio”), aprimorado navegação por teclado no Video Filter Manager, suporte total ao PulseAudio para controle de volume no aplicativo em sistemas Linux e escalonamento HiDPI aprimorado em visualizações.

Também foi aprimorado o filtro Cortar, que recebeu uma máscara verde translúcida para visualizações e a capacidade de fazer cortes perfeitos ao usar a função Corte Automático, bem como o filtro Redimensionar, que tem uma opção de escala do vizinho mais próximo e uma resolução de saída máxima aumentada de 8.192 × 8.192 pixels.

Além disso, o plug-in do codificador de vídeo x264 foi atualizado para permitir que você especifique as propriedades de cor, e o plug-in do dispositivo de áudio ALSA foi modificado para usar o volume suave para fornecer controle de volume específico do aplicativo.

A interface do usuário também recebeu algumas melhorias, como a capacidade de colar carimbos de data/hora no formato 00:00:00.000 da área de transferência para a caixa de diálogo “Ir para a hora” usando os atalhos de teclado Ctrl + Shift + C e CTRL + V também como a capacidade de preservar o estado maximizado da janela, a posição da barra de ferramentas e a visibilidade do widget após a reinicialização.

Por último, mas não menos importante, o Avidemux 2.8 corrige problemas ocasionais de reprodução sem resposta relatados por usuários da versão anterior, aborda o problema de tonalidade verde no filtro MPlayer eq2, adiciona uma solução alternativa para evitar que eventos de tecla de navegação se acumulem e redefine automaticamente o controle deslizante de polegar no final de um vídeo para evitar que o arquivo de log do Avidemux ocupe seu espaço em disco.

Sob o capô, o Avidemux 2.8 está usando a mais recente estrutura de multimídia de código aberto FFmpeg 4.4.1.

Em resumo, entre as muitas mudanças no Avidemux 2.8 estão:

  • Suporte para conversão de vídeo HDR em SDR com mapeamento de tom.
  • Suporte para decodificação de trilhas de áudio TrueHD.
  • Suporte para decodificação WMA9 sem perdas.
  • Restaurando o codificador FFV1.
  • Durante a reprodução de vídeo, a navegação agora é possível por meio de teclas ou arrastando o controle deslizante de navegação.
  • Suporte para desativar filtros temporariamente por meio do gerenciador de filtros de vídeo.
  • Mais fácil pular entre os pontos de corte no controle deslizante de navegação.
  • Integração aprimorada do PulseAudio para permitir um controle de volume no aplicativo.
  • Corrigida a falta de resposta ocasional da interface do usuário durante a reprodução de vídeo.

Para saber mais sobre essa versão do Avidemux, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Avidemux

Para instalar a versão mais recente do Avidemux nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Avidemux no Linux via Flatpak
Como instalar o Avidemux no Linux via arquivo AppImage

Como instalar a versão mais recente do Avidemux no Ubuntu

E se você quiser saber como usar o Avidemux para converter arquivos, dê uma olhada no tutorial abaixo:
Como converter vídeos com Avidemux sem complicações

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.