Bottles 2022.1.28 lançado com melhorias no gerenciamento do Wine

E foi lançado o Bottles 2022.1.28 com melhorias no gerenciamento do Wine, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Bottles é uma ferramenta gráfica que facilita a execução de softwares e jogos do Windows no Linux, via Wine.

Ele é um aplicativo Linux simples que permite criar e usar ambientes Wine seguindo um esquema que pode lembrar um pouco o veterano e abandonado PlayOnLinux.

Além da implementação oficial da camada de compatibilidade, também disponibiliza Lutris e Glorious Eggroll, aumentando assim as chances de sucesso ao executar aplicativos compilados para Windows.

Para lidar com prefixos Wine, a ferramenta usa ambientes, que são uma combinação de configurações prontas para uso, bibliotecas e dependências. Wine/Proton, DXVK e as dependências necessárias são baixados usando um gerenciador de download embutido.

Bottles também possui a capacidade de adicionar variáveis ​​de ambiente facilmente, substituir DLLs, várias opções de otimização de jogos (esync, fsync, DXVK, cache, compilador de sombreador, etc.), gerenciador de tarefas integrado para processos Wine, importação/exportação de Bottles também como um banco de dados de instaladores experimentais, entre muitos outros recursos.

Agora, uma nova versão do Bottles foi lançada (2022.1.28).

Novidades do Bottles 2022.1.28

Bottles 2022.1.28 lançado com melhorias no gerenciamento do Wine
Bottles 2022.1.28 lançado com melhorias no gerenciamento do Wine

Bottles 2022.1.28 vem com algumas novidades interessantes. Para começar, temos o novo backend de gerenciamento do Wine, que foi estruturado em três componentes essenciais: WineCommand, WineProgram e Executor.

WineCommand é um wrapper completo para executar comandos do Wine. Gerencia o ambiente e todas as opções da garrafa (de Bottles) e permite lançar comandos em uma versão mínima que não inclui algumas configurações como gamescope (o compositor desenvolvido pela Valve que veremos no SteamOS 3) e GameMode.

WinePrograms consiste em ferramentas Wine mapeadas em uma classe que pode ser usada “nativamente” em Bottles, expondo todos os comandos como métodos, enquanto Executor é o gerenciador executável e faz a ponte WinePrograms, iniciando o aplicativo ou programa correto baseado na extensão do arquivo.

Outras novidades importantes do Bottles 2022.1.28 é um novo executor da Cafeína baseado no recente Wine 7, que suporta futex 2 para melhorar o desempenho dos jogos de vídeo Windows no Linux através do Wine (embora títulos nativos também sejam capazes de se beneficiar dele).

Por outro lado, o novo manifesto de instalação e as caixas de diálogo de dependências são mais fáceis de ler graças à sintaxe e às cores usadas.

Como recurso experimental, chegou uma nova seção de instaladores com uma barra de pesquisa que facilita a instalação de vários aplicativos, destacando os clientes para as diferentes plataformas de videogame existentes.

Conforme mostrado na captura de tela compartilhada pelos responsáveis ​​pelo projeto, o usuário pode obter a versão Windows do Steam, do cliente Epic Games Store, Uplay, Origin e GOG Galaxy, entre outros.

Bottles é um projeto que está vendo muito movimento, já que em versões anteriores introduziu coisas como um terminal para quem usa a ferramenta no formato Flatpak e melhorou o suporte para Wayland, entre outras coisas.

Parece que a compilação Flatpak está concentrando muito dos esforços dos desenvolvedores e está recebendo alguns recursos exclusivos, o que é normal se considerarmos que oferece o mesmo framework, pelo menos em teoria, para todas as distribuições.

Para saber mais sobre essa versão do Bottles, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Bottles

O Bottles está disponível como um pacote DEB para Debian, Ubuntu, Linux Mint, Pop!_OS, Zorin OS, etc., como um pacote AUR para Arch Linux/Manjaro, bem como um AppImage que deve funcionar na maioria das distribuições Linux (basta fazer executável e clique duas vezes para executá-lo).

Como alguns recursos são Flatpak apenas por enquanto, é melhor instalá-lo a partir do Flathub.

Dito isso, para instalar a versão mais recente do Bottles nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via AppImage
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.