Bottles 2022.2.28 lançado com novo Backend para Wine

E foi lançado o Bottles 2022.2.28 com novo Backend para Wine, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Bottles é uma ferramenta gráfica que facilita a execução de softwares e jogos do Windows no Linux, via Wine.

Ele é um aplicativo Linux simples que permite criar e usar ambientes Wine seguindo um esquema que pode lembrar um pouco o veterano e abandonado PlayOnLinux.

Além da implementação oficial da camada de compatibilidade, também disponibiliza Lutris e Glorious Eggroll, aumentando assim as chances de sucesso ao executar aplicativos compilados para Windows.

Para lidar com prefixos Wine, a ferramenta usa ambientes, que são uma combinação de configurações prontas para uso, bibliotecas e dependências. Wine/Proton, DXVK e as dependências necessárias são baixados usando um gerenciador de download embutido.

Bottles também possui a capacidade de adicionar variáveis ​​de ambiente facilmente, substituir DLLs, várias opções de otimização de jogos (esync, fsync, DXVK, cache, compilador de sombreador, etc.), gerenciador de tarefas integrado para processos Wine, importação/exportação de Bottles também como um banco de dados de instaladores experimentais, entre muitos outros recursos.

Agora, uma nova versão do Bottles foi lançada, a 2022.2.28.

Novidades do Bottles 2022.2.28

Bottles 2022.2.28 lançado com novo Backend para Wine
Bottles 2022.2.28 lançado com novo Backend para Wine

E como as mudanças foram enormes no Bottles 2022.2.28, vamos nos concentrar apenas brevemente no que há de novo na versão mais recente lançada recentemente.

Algumas novidades do Bottles 2022.2.28 são:

  • Novo Backend para Wine: Agora está estruturado em 3 componentes essenciais: WineCommand, WineProgram, Executor.
  • Função Mostrar/ocultar programas: Para permitir ocultar um programa, mesmo que o Bottles o encontre automaticamente no processo de pesquisa.
  • Compatibilidade com Caffe 7 e Futex2: O Caffe agora é baseado no WINE 7 e suporta sincronização Futex2 para melhor desempenho. Isso requer o uso de um kernel 5.16+ ou corrigido.
  • Novos diálogos de manifesto: os manifestos de instalação e dependência agora são exibidos em um novo diálogo com sintaxe de código.
  • Visualização de instaladores aprimorada: a tela de novos instaladores agora tem uma barra de pesquisa e espera-se que muitos novos instaladores sejam adicionados ao longo do tempo.

Para saber mais sobre essa versão do Bottles, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Bottles

O Bottles está disponível como um pacote DEB para Debian, Ubuntu, Linux Mint, Pop!_OS, Zorin OS, etc., como um pacote AUR para Arch Linux/Manjaro, bem como um AppImage que deve funcionar na maioria das distribuições Linux (basta fazer executável e clique duas vezes para executá-lo).

Como alguns recursos são Flatpak apenas por enquanto, é melhor instalá-lo a partir do Flathub.

Dito isso, para instalar a versão mais recente do Bottles nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via AppImage
Como instalar a interface Wine Bottles no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.