Mesa 22 lançado com Vulkan 1.3 e melhor suporte para muitos jogos

O projeto Mesa informou que lançou mais uma atualização de seu pacote de drivers gráficos, o Mesa 22. Confira os detalhes desse release.

MESA são os drivers de software Linux de código aberto disponíveis para hardware AMD, NVIDIA e Intel. Eles servem como uma alternativa de fonte aberta para drivers proprietários de código fechado fornecidos por fornecedores de GPU.

Mesa se relaciona com vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e X.org, para fornecer suporte OpenGL em Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Agora, a pilha de gráficos de código aberto Mesa 22.0 para sistemas operacionais baseados em Linux já está disponível com uma infinidade de novos recursos e melhorias em todos os drivers gráficos suportados.

Novidades do Mesa 22

Mesa 22 lançado com Vulkan 1.3 e melhor suporte para muitos jogos
Mesa 22 lançado com Vulkan 1.3 e melhor suporte para muitos jogos

Com suporte ao Vulkan 1.3 para os drivers RADV (Radeon Vulkan) e ANV (Intel Vulkan), a pilha de gráficos Mesa 22.0 está aqui para apresentar KHR_dynamic_rendering para os drivers Lavapipe, RADV e ANV, as extensões VK_KHR_synchronization2 e EXT_image_view_min_lod para RADV, bem como o ARB_sparse_texture , ARB_sparse_texture2 e ARB_sparse_texture_clamp para os drivers RadeonSI e Zink.

O Mesa 22.0 também apresenta a extensão VK_VALVE_mutable_descriptor_type para o driver ANV, as extensões EXT_memory_object, EXT_memory_object_fd, EXT_semaphore e EXT_semaphore_fd para o driver Zink, bem como o suporte D3D12 OpenGL ES 3.1, que inclui buffers de armazenamento de shader, imagens, computação, desenho indireto, desenho params, ARB_framebuffer_no_attachments, ARB_sample_shading e GLSL400.

Como esperado, muitos de seus jogos favoritos receberam melhorias na nova versão da pilha de gráficos do Mesa. Por exemplo, o jogo DOOM Eternal agora funciona melhor com o driver ANV, algumas falhas foram corrigidas no Forza Horizon 4, o jogo The Evil Within 2 funciona melhor com o driver RADV, falhas intermitentes foram corrigidas para o jogo Dirt Rally e

Jogos como Tomb Raider, Rise of the Tomb Raider, Metro Exodus (incluindo Sam’s Story), Forza Horizon 5, Minecraft, Terraria, Assassin’s Creed Syndicate, Factorio, Dota 2, Forsaken Remastered, Euro Truck Simulator 2, Starsector, FreeSpace, Rocket League , Valheim, SNK Heroines: Tag Team Frenzy e Baldurs Gate 3, bem como aplicativos como Battle.net, Firefox, MPV, Steam e Clapper agora devem ter um desempenho melhor em seus sistemas GNU/Linux com a nova pilha de gráficos Mesa.

Entre outras mudanças notáveis, o Mesa 22.0 corrige problemas de cintilação com o chip gráfico Intel UHD 620, melhora o suporte Wayland para Vulkan, corrige uma tela preta/corrupção gráfica na microarquitetura GPU RDNA1, melhora a reprodução VA-API H.264, corrige as principais distorções gráficas com o driver RADV no DirectX11 e DirectX12 com Mesa-Git e corrige o baixo desempenho em GPUs Radeon RX 580.

A lista completa de patches do Mesa 22 pode ser encontrada no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Aqueles que compilam o Mesa a partir da fonte podem obtê-lo no Git ou Mesa3D.org.

Para instalar a versão mais recente do Mesa no Ubuntu, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do driver Mesa no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.