Caddy 2.6 lançado com suporte a HTTP/3 por padrão

E o servidor web Caddy 2.6 foi lançado com suporte a HTTP/3 por padrão. Confira os detalhes dessa importante atualização.

O Caddy é um servidor web de código aberto, rápido e multiplataforma escrito em Go, mais conhecido por seus recursos HTTPS automáticos. Ele foi projetado para ser simples, fácil de usar e seguro.

E, como é típico dos aplicativos Go, todo o programa é distribuído como um único binário, disponível para Windows, Mac, Linux e BSD e inclui todas as suas dependências.

O Caddy é usado com mais frequência como um servidor HTTPS, mas é adequado para qualquer programa Go de longa duração.

Em primeiro lugar, é uma plataforma para executar aplicativos Go. Caddy “apps” são apenas programas Go que são implementados como módulos Caddy. Dois aplicativos – tlse http- são fornecidos como padrão com o Caddy.

Os aplicativos Caddy se beneficiam instantaneamente de documentação automatizada , alterações de configuração on-line graciosas via API e unificação com outros aplicativos Caddy.

Agora, os desenvolvedores do Caddy acabaram de anunciar o Caddy 2.6.

Novidades do Caddy 2.6

Caddy 2.6 lançado com suporte a HTTP/3 por padrão
Caddy 2.6 lançado com suporte a HTTP/3 por padrão

No anúncio de lançamento do Caddy 2.6, os desenvolvedores ressalvam que esta é uma das versões mais significativas.

“Este é o nosso maior lançamento desde o Caddy 2. O Caddy 2 mudou a forma como o mundo serve a Web. Ao fornecer uma API de configuração online, HTTPS automático, extensibilidade ilimitada, automação de certificados em escala, protocolos modernos, padrões sensatos e uma experiência de desenvolvedor incomparável, elevamos ousadamente o padrão para servidores da web.”

O Caddy 2.6 habilitou o HTTP/3 por padrão, virtualiza o sistema de arquivos e aumenta o desempenho de arquivos estáticos e FastCGI.

Sim. A grande novidade aqui é que o Caddy 2.6 inclui suporte HTTP/3 por padrão. Além disso, as opções experimentais anteriores “experimental_http3” e “allow_h2c” foram removidas.

Portanto, certifique-se de que eles não sejam apresentados no arquivo de configuração do Caddyfile antes de atualizar para o Caddy 2.6. Caso contrário, será gerado um erro ao tentar iniciar o servidor.

Além disso, deve-se notar que o HTTP/3 faz uso do transporte QUIC, que requer UDP. Em outras palavras, as conexões HTTP/3 falharão se sua configuração de rede ou firewall habilitar apenas TCP, e os clientes retornarão para HTTP/2.

Os usuários do servidor web Caddy estão familiarizados com a poderosa opção “file_server”, que permite entregar arquivos estáticos aos clientes.

No entanto, na atualização mais recente, o Caddy deu um passo adiante, fornecendo arquivos estáticos de sistemas de arquivos virtuais.

Deixe-me dar alguns casos de uso de como essa opção pode ser útil. Você pode, por exemplo, fornecer conteúdo como arquivos estáticos usando o AWS S3 ou outro provedor de armazenamento de blob/nuvem.

Além disso, você também pode carregar os arquivos diretamente do banco de dados e não do disco.

Uma coisa é certa: isso aumenta significativamente as capacidades deste servidor web.

Como você provavelmente sabe, o Caddy pode ser integrado ao PHP através do PHP-FPM. Então, quando o Caddy 2 viu a luz do dia em 2019, todo o código da implementação original do Caddy teria sido reescrito do zero com uma grande exceção – a parte FastCGI.

Caddy 2.6 muda isso. A parte de implementação do FastCGI foi reescrita, e qualquer pessoa executando o servidor web habilitado pelo PHP-FPM agora pode desfrutar de um desempenho extremamente rápido.

Mas isso não é tudo. De acordo com os dados do anúncio, o Caddy agora gasta 86% menos tempo de CPU no GC. Sem dúvida, mudanças impressionantes que só irão aumentar a popularidade crescente deste servidor web relativamente jovem.

De acordo com os desenvolvedores do Caddy, “os novos padrões do Caddy são ainda mais rápidos que o Nginx otimizado”.

Além disso, o Caddy 2.6 implementa “eventos” como um módulo de aplicativo experimental, então eles ainda não fazem parte do núcleo. Por exemplo, você pode usá-los para recarregar e atualizar certificados SSL.

Claro, muitas outras mudanças nos levam a concordar com os desenvolvedores que o Caddy 2.6 é um dos lançamentos mais emocionantes de todos os tempos.

Para saber mais sobre essa versão do Caddy, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Caddy

A maneira mais simples e multiplataforma de começar é baixar o Caddy do GitHub Releases e colocar o arquivo executável em seu PATH.

Consulte a documentação on-line para obter outras instruções de instalação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.