Câmera de 200MP da Samsung ocupa menos espaço e foca mais rápido

Bem a frente dos modelos dos seus concorrentes, a nova câmera de 200MP da Samsung ocupa menos espaço e foca mais rápido.

Não faz muito tempo que as empresas começaram a produzir sensores de imagem de 200MP para câmeras de smartphones.

Mas a Samsung já está lançando uma versão de última geração que, segundo a empresa, ocupa 20% menos espaço, permitindo que seja usada em telefones mais finos enquanto captura fotos ou vídeos em alta resolução.

Câmera de 200MP da Samsung ocupa menos espaço e foca mais rápido

Câmera de 200MP da Samsung ocupa menos espaço e foca mais rápido
Câmera de 200MP da Samsung ocupa menos espaço e foca mais rápido

A nova câmera Samsung ISOCELL HP3 também usa a tecnologia de foco automático Super QPD da empresa para um foco automático mais rápido.

O Super QPD compara dados de quatro pixels adjacentes para detectar diferenças de fase, o que a Samsung diz levar a “focagem automática mais precisa e rápida”.

Quanto à redução de tamanho, isso vem da redução do tamanho de pixels individuais de 0,64μm no sensor de imagem da geração anterior para 0,56μm no novo sensor ISOCELL HP3.

Embora isso signifique que cada pixel é 12% menor, a Samsung diz que, no geral, isso leva a um módulo de câmera com 20% menos área de superfície.

Claro, tirar um monte de imagens de 200MP provavelmente consumiria espaço de armazenamento em seu telefone muito rapidamente, mas as câmeras da Samsung usam pixel binning para agrupar efetivamente dados de quatro pixels juntos, para que o sensor de 200MP 0,56μm atue como um sensor de 50MP 1,12μm ou combinando dados para agir como uma câmera de 16MP 2,24μm.

Isso deve ajudar a capturar mais luz em ambientes pouco iluminados, entre outras coisas.

A Samsung diz que o novo sensor da câmera também pode capturar vídeo 8K a 30 quadros por segundo ou vídeo 4K a até 120 qps e suporta fotografia HDR que combina informações de imagens capturadas simultaneamente nos modos ISO baixo, médio e alto para uma faixa dinâmica mais ampla.

Agora também há suporte para profundidade de cor de 14 bits, o que significa que o sensor de imagem pode gravar mais de 4 trilhões de cores.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.