Canonical ampliou o suporte LTS do Ubuntu 14.04 e 16.04 para dez anos

Se você estava preocupado com o futuro do seu sistema, a boa notícia é que a Canonical ampliou o suporte LTS do Ubuntu 14.04 e 16.04 para dez anos.

Extended Security Maintenance (ESM), ou, manutenção de segurança estendida é um serviço da Canonical que fornece atualizações de segurança para Ubuntu LTS por mais 5 anos.

Com ele, seu sistema continua a receber atualizações de segurança para o sistema operacional base do Ubuntu, pacotes de software críticos e componentes de infraestrutura.

As imagens premium do Ubuntu Pro são otimizadas para a nuvem pública e fornecem manutenção de segurança para CVEs altos e críticos para toda a coleção de pacotes de software enviados com o Ubuntu.

O ESM está disponível por meio de uma assinatura do Ubuntu Advantage for Infrastructure para servidores físicos, máquinas virtuais, contêineres e desktops, e é gratuito para uso pessoal.

Como dito antes, ele oferece cinco anos adicionais de manutenção de segurança, permitindo o gerenciamento contínuo de vulnerabilidades de uma organização. Mas, e quando isso não é o suficiente?

Para responder a essa questão (ou não), a Canonical está anunciando que está estendendo os lançamentos Ubuntu 14.04 LTS “Trusty Tahr” e Ubuntu 16.04 LTS “Xenial Xerus” para uma vida útil de dez anos.

Canonical ampliou o suporte LTS do Ubuntu 14.04 e 16.04 para dez anos

Canonical ampliou o suporte LTS do Ubuntu 14.04 e 16.04 para dez anos
Canonical ampliou o suporte LTS do Ubuntu 14.04 e 16.04 para dez anos

Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 20.04 LTS já estavam em um plano de suporte de dez anos, enquanto a Canonical decidiu retroativamente estender 14.04 LTS e 16.04 LTS para dez anos também, como tal, eles agora serão suportados até abril de 2024 e abril de 2026, respectivamente.

Essas versões mais antigas do Ubuntu Long Term Support foram mantidas por um período de cinco anos sob o Extended Security Maintenance
(ESM, ou, manutenção de segurança estendida) da Canonical oferecida às organizações, enquanto agora eles estão fornecendo dez anos de suporte a clientes pagantes.

A única mudança hoje é em torno de 14.04/16.04 LTS com 18.04/20.04 LTS aderindo aos seus já comprometidos ciclos de dez anos.

Em um comunicado à imprensa pronto para entrar em ação, a Canonical atribui esta extensão LTS para os lançamentos mais antigos ao fato de oferecer uma melhor economia nas atualizações de infraestrutura por parte de seus clientes e à necessidade crescente de segurança cibernética.

O período de manutenção de segurança estendida da Canonical concentra-se em oferecer atualizações de segurança e correções importantes para os clientes, incluindo patching ao vivo de vulnerabilidades de segurança do kernel do Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.