Canonical lançou uma versão do Ubuntu para o SiPeed LicheeRV

Para levar seu sistema a mais computadores com processadores RISC-V, a Canonical lançou uma versão do Ubuntu para o SiPeed LicheeRV.

A Canonical está ocupada portando o Ubuntu para rodar em dispositivos com processadores RISC-V. Recentemente, a empresa lançou versões de sua popular distribuição Linux para StarFive VisionFive, Allwinner Nezha e SiFive Unmatched.

Agora, a Canonical anunciou o lançamento de versões do Ubuntu para o SiPeed LicheeRV, um pequeno computador de placa única com um chip RISC-V e um preço inicial de US$ 17.

Canonical lançou uma versão do Ubuntu para o SiPeed LicheeRV

Canonical lançou uma versão do Ubuntu para o SiPeed LicheeRV
Canonical lançou uma versão do Ubuntu para o SiPeed LicheeRV

Isso torna o LicheeRV um dos computadores RISC-V mais acessíveis disponíveis no momento, embora certamente não seja o mais poderoso.

No coração do Sipeed LicheeRV está um processador de núcleo único Allwinner D1 XuanTie C906 de 1 GHz baseado na arquitetura RISC-V. O computador também tem 512 MB de memória de 792 MHz e um leitor de cartão microSD para armazenamento.

Embora a placa não seja exatamente um demônio da velocidade e não seja realmente capaz de funcionar uma experiência de desktop completa, mas você pode executar uma versão de linha de comando do Ubuntu baixando e atualizando uma imagem do Ubuntu 22.10 em um cartão SD.

O LicheeRV mede cerca de 46 x 25 mm (1,8″ x 1″) e se parece um pouco com um pente de RAM, já que foi projetado para funcionar com um dock opcional que adiciona mais portas e suporte opcional para WiFi e Bluetooth.

Mas você não precisa de um dock para usar o LicheeRV para computação sem cabeça, graças à sua porta USB-C e leitor de cartão microSD.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.