Chrome em tablets abrirá páginas no modo desktop automaticamente

Para melhorar a experiência dos usuários, o Chrome em tablets abrirá páginas no modo desktop automaticamente, mas não será para todos.

O Google está mudando o jogo para navegação na web em tablets. O Chrome agora carregará sites no modo desktop por padrão, uma mudança anunciada em uma postagem recente no blog.

Chrome em tablets abrirá páginas no modo desktop automaticamente

Chrome em tablets abrirá páginas no modo desktop automaticamente
Chrome em tablets abrirá páginas no modo desktop automaticamente – Foto/Reprodução: Android Central

Sim. O Chrome em tablets abrirá páginas no modo desktop automaticamente. No entanto, há um problema: apenas tablets com especificações premium receberão a atualização.

“Premium” significa um segmento de melhores tablets com tela mínima de 10 polegadas e 8 GB de RAM, deixando alguns tablets para trás.

Mas e os tablets que não atendem a essas especificações? Não se preocupe, você não está completamente de fora.

Você ainda pode acessar o modo desktop manualmente, mas terá que fazer isso sempre através do menu de configurações do Chrome, observou o 9to5Google. Não é tão conveniente, mas ainda é uma opção.

O Google observa a crescente disponibilidade de tablets Android poderosos, afirmando que os sites para desktop oferecem uma experiência melhor do que os sites para celular nesses dispositivos.

Isso se traduz em uma mudança significativa: o Chrome agora usará um User-Agent de desktop e uma janela de visualização dimensionada nesses tablets.

Isso significa que os sites serão exibidos como seriam em um computador desktop, com uma visão mais ampla e a capacidade de ver mais conteúdo de uma só vez. Essa mudança preenche a lacuna entre as experiências de navegação no celular e no PC.

O novo User-Agent para desktop (via Android Central) permitirá que os sites detectem que o usuário está em um tablet e ajustem seu layout de acordo. Isso resultará em uma experiência de navegação mais semelhante à de um desktop em tablets.

Vários tablets já se qualificam para este modo de desktop atualizado do Chrome como experiência padrão. Isso inclui as séries Pixel Tablet, OnePlus Pad e Galaxy Tab S9.

Mesmo dispositivos mais antigos, como o Galaxy Tab S7 com 256 GB de armazenamento ou o Galaxy Tab S8 com tela de 11 polegadas e 8 GB de RAM, podem fazer parte. Então, se você tem um desses tablets poderosos, você terá uma surpresa!

Se você não conhece as especificações do seu dispositivo, você pode procurá-las na web. Algumas skins do Android (um bom exemplo é a interface do usuário do TCL) mostrarão as especificações do seu dispositivo na seção Sobre o tablet nas configurações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.