Chrome OS 117 lançado com várias melhorias

E foi lançado o Chrome OS 117 com várias melhorias, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Embora possa haver alguns dias de diferença, após uma nova versão do navegador da web do Google, a empresa lança uma nova parcela de seu sistema operacional para desktop com a mesma numeração.

Assim, depois do lançamento do navegador Chrome 117, a empresa famosa pelo motor de busca e que agora faz parte da Alphabet, lançou o chromeOS 116.

Novidades do Chrome OS 117

Chrome OS 117 lançado com várias melhorias
Chrome OS 117 lançado com várias melhorias

No Chrome OS 117, uma das mudanças mais importantes é a transição para uma nova pilha Bluetooth, baseada em Fluoreto, herdada do Android e continuando o desenvolvimento do BlueDroid da Broadcom.

Menciona-se que a mudança será feita gradativamente e abrangerá cada vez mais categorias de dispositivos. Para usuários que não desejam usar a nova pilha, eles podem desativá-la nas configurações “chrome://flags/#bluetooth-use-floss”.

Outra mudança que se destaca no Chrome OS 117 é o suporte habilitado para modo de carregamento adaptativo em Chromebooks selecionados.

A essência do modo é que a bateria é primeiro carregada até 80%, após o que é aumentada de forma não linear para 100%, desta forma o modo permite prolongar a vida útil da bateria, reduzindo o tempo durante o qual ela está constantemente em estado de 100% de carga (vale ressaltar que este modo de carregamento é utilizado em um grande número de notebooks de diferentes marcas).

Além disso, também podemos constatar que foi adicionado suporte para a indicação sonora de carga da bateria, que pode ser desabilitada nas configurações.

Quando o dispositivo está operando no modo offline, o sistema agora produz sinais sonoros se a carga cair para um nível suficiente para 15 e 5 minutos de operação.

Quando a alimentação externa é conectada, sinais sonoros são enviados para ajudar o usuário a compreender o nível de carga atual.

No Chrome OS 117 também podemos encontrar um modo de vídeo em câmera lenta (modo Time-Lapse) no aplicativo da câmera. A velocidade de gravação quadro a quadro é selecionada automaticamente dependendo da duração da gravação.

Da mesma forma, os controles de privacidade da câmera e do microfone foram aprimorados, pois espera-se que ainda este ano os usuários possam gerenciar as configurações da câmera e do microfone em todo o sistema operacional a partir de um único local nas Configurações.

Além disso, ao pesquisar na interface do Launcher, as informações do sistema agora são exibidas nos resultados da pesquisa se a consulta estiver relacionada à RAM, versão, bateria, armazenamento ou CPU (por exemplo, as informações do sistema são exibidas para as consultas “versão”, ” bateria”, “cpu”, “armazenamento” e “ram”).

Das outras mudanças que se destacam:

  • Adicionado suporte para imagens GIF à interface de seleção de emojis.
  • O layout de todos os elementos da interface foi redesenhado de acordo com o conceito de design do Material 3.
  • Adicionadas configurações de correção de cores que permitem obter a reprodução de cores desejada na tela que você está usando.
  • O menu para acessar o histórico da área de transferência foi expandido.
  • Adicionada exibição de informações adicionais sobre itens na área de transferência e a capacidade de acessar o histórico no menu de contexto.
  • O design da tela Configurações rápidas foi redesenhado.
  • Adicionada a capacidade de acessar notificações do novo Centro de Mensagens.
  • É fornecido suporte para acessar todos os botões de controle diretamente da área de configurações rápidas, incluindo a capacidade de reinicializar.

Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.