Ubuntu 23.10 suportará o Raspberry Pi 5 oficialmente

Resultado do trabalho da Canonical e sua equipe, o Ubuntu 23.10 suportará o Raspberry Pi 5 oficialmente, quando este estiver disponível.

Graças ao trabalho incansável da equipe da Canonical, o Ubuntu 23.10 suportará o Raspberry Pi 5 oficialmente.

Ubuntu 23.10 suportará o Raspberry Pi 5 oficialmente

Ubuntu 23.10 suportará o Raspberry Pi 5 oficialmente
Ubuntu 23.10 suportará o Raspberry Pi 5 oficialmente

Sim. Para a alegria dos usuários do sistema da Canonical, o Ubuntu 23.10 suportará o Raspberry Pi 5 oficialmente.

Então, se você está entre as centenas de milhares de pessoas que pré-encomendaram um novo modelo, você pode ficar satisfeito – eu só digo ‘pode’, pois é provável que alguém por aí não esteja – em saber que a versão mais recente do Ubuntu funcionará nele, uma vez liberado.

E com até 3x o desempenho da CPU e até 5x o desempenho da GPU do Raspberry Pi 4, o Raspberry Pi 5 é mais adequado para o uso diário do desktop do que antes. Caramba, ele pode rodar dois monitores 4K a 60 Hz.

Os desenvolvedores da Canonical tiveram acesso antecipado ao Raspberry Pi 5.

Isso lhes permitiu testar a próxima versão do Ubuntu no dispositivo, identificar áreas onde o suporte para novo hardware era necessário e arquivar exceções de congelamento de recursos para enfileirar os pacotes novos/atualizados necessários.

Entre eles, patches para a pilha Mesa 23.2.1 com a qual o Mantic vem; um novo pacote pisp para lidar com os recursos de câmera (muito aprimorados) do Pi 5; e uma grande atualização para python3-gpiozero para se adequar às mudanças que o novo modelo faz em sua operação GPIO.

Pacotes rpiboot atualizados não estarão disponíveis a tempo para o lançamento do Ubuntu 23.10, mas como isso não é estritamente necessário, não é um problema.

Pela leitura das inúmeras mensagens de commit e relatórios de bugs, parece que o Ubuntu 23.10 (com essas mudanças, é claro) está funcionando bem no Raspberry Pi 5 – o que é ótimo.

Como o Pi 5, ele está disponível para pré-encomenda em revendedores aprovados com preços a partir de £ 60/$ 60 com data de envio no final de outubro. O Ubuntu 23.10 será lançado em 12 de outubro – e se tudo correr bem, uma nova imagem do Ubuntu 23.10 Pi será exibida junto com ele.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.