Chrome OS 86 lançado com várias melhorias e novos recursos

O Google lançou o Chrome OS 86 para dispositivos Chromebook, com várias melhorias e novos recursos. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do sistema operacional Chrome, o Chrome OS 86, baseado no kernel do Linux, nas ferramentas de ebuild/portage, em componentes abertos e no navegador Chrome 86.

Novidades do Chrome OS 86

Chrome OS 86 lançado com várias melhorias e novos recursos
Chrome OS 86 lançado com várias melhorias e novos recursos

O Chrome OS 86 é baseado no último navegador Google Chrome 86, que foi lançado na semana passada. Ele traz um monte de mudanças interessantes, começando com o suporte do Linux para atualização para a última série do sistema operacional Debian 10 Buster.

Por conta disso, quem estiver usando o suporte para Linux no Chrome OS, que ainda está em estágios beta de desenvolvimento, verá uma nova opção nas configurações do Linux após atualizar para o Chrome OS 86 que permite atualizar o sistema básico do Debian GNU/Linux 9 Stretch para o Debian GNU/Linux 10 Buster.

Além disso, o Chrome OS agora permite que você altere a cor do cursor e suporta a reprodução de vídeos HDR do YouTube e sites semelhantes em Chromebooks compatíveis com HDR.

Outra coisa boa é que o suporte a vários monitores também foi aprimorado no Chrome OS 86, tornando mais fácil para os usuários alinhar as telas por meio de uma sobreposição de alinhamento “inédita”, bem como identificar rapidamente quais guias correspondem ao monitor externo de um usuário no Configurações do visor.

Nessa atualização, o suporte para Android também foi melhorado. Ele recebeu suporte para contas escolares para usuários do Family Link., o que é bom para os pais monitorarem os Chromebooks de seus filhos durante os trabalhos escolares.

Para completar, o Chrome OS agora torna mais fácil configurar Chromebooks para seus filhos com controles dos pais integrados.

Além disso, o suporte USB da máquina virtual Linux foi ampliado com suporte para mais tipos de dispositivos, incluindo Arduino e EdgeTPU, que agora podem ser compartilhados em seu Chromebook por meio das configurações do Linux.

Entre outras mudanças, esta versão adiciona sugestões de emoji ao digitar, move as notas de versão para o aplicativo Explorar na guia “Novidades” e melhora a funcionalidade de autocorreção com indicadores visuais que informam aos usuários quando as correções automáticas foram aplicadas e uma nova maneira visual de desfazer eles.

Já o aplicativo Gallery recebeu melhorias de interface e funcionalidade para oferecer aos usuários uma melhor experiência ao gerenciar seus arquivos de mídia, incluindo melhores recursos de recorte e filtro.

A tela de atualização foi reprojetada para fornecer aos usuários tempo de atualização e estimativas de bateria, um rastreador de progresso e cartões educacionais.

Além do mais, o Chrome OS 86 apresenta logins mais fáceis e rápidos por meio de um novo botão que permite revisar sua senha ou PIN, bem como a funcionalidade de envio automático sem ter que tocar ou clicar depois de inserir o PIN correto.

E por falar na tela de login, agora há suporte para fazer login usando cartões inteligentes. Essa implementação é baseada em provedores de identidade (IdP) de SSO SAML que oferecem suporte a cartões inteligentes e funcionam em dispositivos Chrome gerenciados em uma organização.

Como atualizar para o Chrome OS 86

As versões do Chrome OS 86 estão disponíveis para a maioria dos Chromebooks atuais. Embora também haja compilações compostas de conjuntos informais para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.