Chrome OS 97 lançado com melhor integração com dispositivos externos

O Google lançou o Chrome OS 97 com melhor integração com dispositivos externos, e muito mais. Confira as novidades e atualize seu sistema.

O Chrome OS é o sistema operacional do Google usado em dispositivos Chromebook. Ele é baseado no núcleo do Linux, o kit de ferramentas ebuild/portage build, em componentes abertos, e usa o navegador Chrome como a sua principal interface de usuário.

Para aqueles que não estão familiarizados com este sistema operacional, você deve saber que ele é baseado no kernel Linux, kit de ferramentas ebuild/portage build e componentes abertos e navegador web Chrome 88.

O ambiente de usuário do Chrome OS é limitado a um navegador da web e, em vez de programas padrão, são usados ​​aplicativos da web; no entanto, o Chrome OS inclui uma interface completa de várias janelas, área de trabalho e barra de tarefas.

O Chrome OS está disponível apenas pré-instalado em hardware dos fabricantes parceiros do Google. Mas existe um equivalente de código aberto, chamado de Chromium OS.

Recentemente, foi anunciado o lançamento da nova versão do sistema operacional Chrome OS 97, que vem uma semana após o lançamento do Chrome 97 para computadores desktop, Android e iOS.

Novidades do Chrome OS 97

Chrome OS 97 lançado com melhor integração com dispositivos externos
Chrome OS 97 lançado com melhor integração com dispositivos externos

Sendo esta a última atualização estável para Chromebooks, o Chrome OS 97 traz um aplicativo de Galeria atualizado e acessibilidade aprimorada, entre outras coisas.

Nesta nova versão do sistema destaca-se que foi implementada a capacidade de verificação gramatical em modo offline, que permite a verificação ortográfica em aplicações web e vários campos de entrada quando não há conexão de rede.

No Chrome OS 97, a capacidade de mover a área para ampliar o conteúdo da tela (Lupa) seguindo o movimento do mouse (Configurações do Chrome OS> Avançado> Acessibilidade> Gerenciar recursos de acessibilidade> Ativar lupa de tela inteira) também foi implementada.

A integração com dispositivos externos baseados na plataforma Android foi melhorada, por exemplo, foi adicionado suporte para desbloquear a tela de um smartphone, emparelhar dispositivos rapidamente, transferir conteúdo entre dispositivos, organizar transmissão de dados multimídia e acessar postagens.

No Chrome OS 97 também é mencionado que há outra maneira de adicionar uma guia do navegador à Lista de Leitura, para a qual você deve ter a Lista de Leitura habilitada, é claro, que se esconde atrás de uma bandeira, habilitando isso no painel Lista de Leitura. uma opção chamada “Adicionar guia atual” aparecerá logo ali, quando você clicar nela, a página da web será salva para leitura posterior.

Além disso, o aplicativo Gallery adicionou a capacidade de reproduzir som e abrir várias janelas, além de permitir que várias imagens sejam abertas simultaneamente no aplicativo Gallery.

O aplicativo também permite acessar funções, incluindo zoom e edição de cada imagem individual disponível na tela.

Outra mudança que se destaca no Chrome OS 97 está no aplicativo multimídia, que oferece um novo reprodutor de áudio que evita o antigo e pequeno reprodutor pop-up e o novo reprodutor é bonito e cumpre sua função.

Também foi adicionada telemetria de gerenciamento de API para enviar dados de telemetria de dispositivos gerenciados centralmente (em sistemas corporativos). Por exemplo, ele suporta a transferência de informações sobre o status da CPU, memória, armazenamento e subsistema gráfico.

Por outro lado, a interface redesenhada com configurações para envio de informações (por exemplo, relatórios de falhas) também é destacada. O usuário agora pode ver todos os dados usados ​​ao enviar relatórios.

E também é mencionado que a capacidade de gerenciar as configurações do dispositivo (Configurações do dispositivo) foi adicionada à API Chrome Policy, que permite que os administradores controlem os dispositivos e navegadores dos usuários.

Anteriormente, essa API fornecia acesso às configurações do usuário, parâmetros de impressão, aplicativos e plug-ins.

Por fim, se você deseja saber mais sobre esta nova versão do sistema, poderá consultar os detalhes acessando o seguinte endereço.

Como atualizar para o Chrome OS

A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e desenvolvedores de terceiros fizeram versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM.

E, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS em seu dispositivo, apenas que a versão que você pode encontrar não é a mais atual e ainda há o problema de aceleração de vídeo devido a hardware.

Como sempre, o Google está entregando progressivamente. Isso significa que, se você ainda não o recebeu, receberá nas próximas horas ou dias.

Portanto, a maioria dos usuários de um computador compatível já deve tê-lo disponível como uma atualização.

Para ver se a nova versão já está disponível para você, abra o aplicativo ‘Settings’ (Configurações), acesse ‘About Chrome OS’ (Sobre o Chrome OS) e clique ou toque em Verificar atualizações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.