Chrome OS Flex transforma um Mac ou PC antigo em um Chromebook

Se você queria usar o sistema do Google para web, sem ter que comprar um Chromebook, o Chrome OS Flex transforma um Mac ou PC antigo em um Chromebook.

O Chrome OS do Google é um sistema operacional leve e seguro que foi originalmente construído em torno do navegador Chrome do Google, mas que se tornou mais versátil ao longo dos anos com um gerenciador de arquivos integrado, media player e outras ferramentas… e suporte opcional para executar aplicativos para Android e Linux.

Entretanto, a maioria das pessoas que usam o Chrome OS provavelmente comprou um Chromebook com o sistema operacional pré-instalado.

Mas agora o Google está tornando mais fácil transformar praticamente qualquer PC em um Chromebook com o lançamento do Chrome OS Flex.

Chrome OS Flex transforma um Mac ou PC antigo em um Chromebook

Chrome OS Flex transforma um Mac ou PC antigo em um Chromebook
Chrome OS Flex transforma um Mac ou PC antigo em um Chromebook

Sim. O Chrome OS Flex transforma um Mac ou PC antigo em um Chromebook. Apesar disso, ainda não está claro se todos os recursos do Chrome OS estarão disponíveis.

Em poucas palavras, o Chrome OS Flex é uma versão do sistema operacional do Google que você pode baixar e instalar em praticamente qualquer PC ou Mac.

O sistema operacional é gratuito e recebe atualizações automáticas de recursos e correções de bugs na mesma programação dos Chromebooks fornecidos com o sistema operacional.

O Chrome OS Flex está atualmente disponível como um projeto de “early access” (acesso antecipado), e o Google observa que os usuários podem notar alguma instabilidade ou outros problemas.

Mas se isso não o assustar, você pode se inscrever para obter um link de download e instruções de instalação para preparar uma unidade flash inicializável que você pode usar para testar o Chrome OS em seu computador antes de decidir se deseja instalar o sistema operacional no armazenamento local.

O Google está posicionando o Chrome OS Flex como uma solução para pessoas com hardware mais antigo que pode ter especificações datadas ou problemas de compatibilidade com as versões mais recentes do Windows ou macOS.

E o tempo do Google parece particularmente bom para pessoas que podem estar usando PCs Windows mais antigos, já que muitos deles não suportam oficialmente o Windows 11 (embora o Windows 10 continue a ser suportado até 2025).

Claro, existem outras opções – se o seu computador antigo pode executar o Chrome OS, provavelmente pode executar o Ubuntu ou outra distribuição GNU/Linux.

Mas o Chrome OS é simples, rápido e bastante familiar para milhões de usuários que podem não se sentir à vontade para aprender um sistema operacional que funciona de maneira tão diferente quanto a maioria das distribuições Linux para desktop.

Há também uma opção para um Chrome Enterprise Upgrade, que trará suporte para recursos de administrador de rede, incluindo serviços de segurança avançados, atualizações controladas e controles granulares de dispositivos.

Isso pode ser útil para empresas, governos ou instituições educacionais que desejam reaproveitar hardware antigo em vez de investir em novos Chromebooks ou outros computadores.

Na verdade, os mercados corporativo e educacional são provavelmente o principal alvo do Google para o Chrome OS Flex, mas está disponível para qualquer pessoa usar.

Uma coisa a ter em mente, porém, é que, embora muitos recursos do Chrome OS, incluindo o Google Assistant e o Phone Hub, estejam chegando ao Chrome OS Flex, não está claro se o suporte para aplicativos Android ou Linux seguirá o exemplo.

Como o Android Police aponta, nenhum deles era suportado pelo CloudReady, o software no qual o Chrome OS Flex é baseado.

E o Google diz que os aplicativos Android também não são suportados pelo Chrome OS Flex, enquanto os aplicativos Linux são suportados apenas em alguns modelos de computador totalmente certificados.

O Chrome OS Flex não é um produto totalmente novo. É a versão do CloudReady com a marca Google, um serviço que permite transformar um PC antigo em um Chromebook desde 2015.

O Google adquiriu a fabricante do CloudReady Neverware em 2020 e no verão passado ficou claro que a empresa planejava lançar sua própria versão do o software.

Se você está intrigado com a ideia do Chrome OS Flex, mas não quer correr o risco de executar um software de “acesso antecipado”, o Google diz que uma versão estável do software deve estar disponível em alguns meses.

O Google diz que quando o Chrome OS Flex ficar estável, as pessoas que usam o CloudReady serão automaticamente atualizadas para o Flex, embora existam alguns recursos que os usuários avançados podem não considerar uma “atualização”.

Por exemplo, o CloudReady Home Edition atualmente oferece suporte ao acesso à linha de comando por meio de um shell ou TTY, bem como a capacidade de desabilitar a verificação do rootFS. O Chrome OS Flex não.

Algumas outras diferenças entre CloudReady e Chrome OS Flex incluem:

  • Há apenas uma versão do sistema operacional, o que significa que não há edições Home e Education & Enterprise separadas.
  • O Chrome OS Flex usa o navegador Chrome oficial em vez do navegador Chromium de código aberto
  • O ciclo de atualização corresponde ao Chrome OS
  • Google Assistente, Family Link e compartilhamento nas proximidades são compatíveis

O Google também observa que o Chrome OS não oferece suporte oficial a alguns hardwares que podem estar incluídos em seu Mac ou PC antigo.

Se você tiver um computador com leitor de impressão digital, câmera IR para reconhecimento facial, suporte para caneta ativa e caneta, unidades de CD ou DVD ou portas Firewire ou Thunderbolt, por exemplo, esses recursos podem não ser totalmente compatíveis.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.