Plasma 5.24.1 lançado com correções para vários bugs

E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.24.1 com correções para vários bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento do KDE Plasma 5.24.1, uma atualização de manutenção que corrigiu vários bugs.

Novidades o KDE Plasma 5.24.1

Plasma 5.24.1 lançado com correções para vários bugs
Plasma 5.24.1 lançado com correções para vários bugs

Da lista a seguir, que foi tirada do que Nate Graham publica nos fins de semana, talvez se destaque que eles corrigiram mais três bugs relacionados ao Wayland.

Todos dizemos que deve ser o futuro, na verdade já é o presente no GNOME, mas parece que o KDE não irá adicioná-lo por padrão em nenhuma série do Plasma 5. Especulações à parte, o que eles já anunciaram é o Plasma 5.24.1, e aqui você tem uma lista com as novidades mais marcantes.

No efeito de visão geral, os efeitos de destaque de seleção de aplicativos agora desaparecem quando você começa a arrastá-los.

Agora, confira abaixo alguns novos recursos e correções do Plasma 5.24.1:

  • As Preferências do Sistema não travam mais quando o esquema de cores ativo não existe no disco por algum motivo; ele agora reverte para Breeze Light (o esquema de cores padrão) e não trava.
  • Na sessão Plasma Wayland:
    • O plasma não trava mais sempre ao fazer screencast em determinadas circunstâncias.
    • O uso de telas iniciais personalizadas funciona novamente.
    • Corrigida uma maneira como a dica de ferramenta poderia ser mal posicionada.
  • O efeito de escala é novamente configurável.
  • Links para páginas de Preferências do Sistema que são adicionadas à área de trabalho por meio do item de menu de contexto “Adicionar à Área de Trabalho” no Kickoff reaparecem na área de trabalho conforme o esperado.
  • Alguns tipos de botões grandes com texto não tornam mais o texto do meio invisível quando são colocados no foco do teclado.
  • A página “Dispositivos” do Centro de Informações funcionará conforme o esperado novamente se o programa de linha de comando lspci estiver localizado em /sbin/, /usr/sbin ou /usr/local/sbin em seu computador.
  • Arrastar arquivos da área de trabalho para um miniaplicativo Sticky Note não faz mais com que os arquivos desapareçam temporariamente.
  • Na sessão do X11 Plasma, o cursor não desaparece mais ao usar o efeito “Zoom”.
  • O efeito “Fall Apart” funciona novamente e não interage mais estranhamente com o efeito “Overview”.
  • O efeito Visão geral não exibe mais janelas minimizadas nas miniaturas da área de trabalho por um momento antes de ocultá-las imediatamente novamente.
  • Ao usar determinados temas de decoração de janela de terceiros, a maximização de uma janela não é mais embaralhada inesperadamente em vez de fazê-lo.
  • As Preferências do Sistema agora são mais rápidas, especialmente ao usar o modo de exibição de ícones.
  • Quando um aplicativo é instalado mais de uma vez de fontes diferentes (por exemplo, uma versão dos repositórios da distribuição e outra versão do Flatpak), o menu de contexto desse aplicativo no Kickoff não tem mais várias entradas dizendo “Desinstalar ou gerenciar acessórios”.
  • A pesquisa de aplicativos que ainda não estão instalados não retorna mais entradas duplicadas para aplicativos correspondentes que estão disponíveis em várias fontes.
  • No efeito de visão geral, os efeitos de destaque de seleção de aplicativos agora desaparecem quando você começa a arrastá-los.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O Plasma 5.24.1 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.

E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
Como instalar o KDE Plasma 5.24 LTS no Kubuntu 21.10

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.