Como atualizar do Linux Mint 20.3 para Linux Mint 21 via mintupgrade

Agora que o Linux Mint 21 está disponível, você já pode experimentá-lo. E se você já usa uma versão anterior, veja como atualizar do Linux Mint 20.3 para Linux Mint 21 via mintupgrade.

Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa que possui duas versões: uma baseada em Ubuntu e outra versão baseada em Debian. O sistema suporta muitos idiomas, incluindo a língua portuguesa, e utiliza o Cinnamon como seu principal ambiente de desktop.

O caminho de atualização do Linux Mint 20.3 “Una” para o Linux Mint 21 “Vanessa” agora está aberto para finalmente permitir que os usuários atualizem suas instalações para a versão mais recente e melhor da popular distribuição baseada no Ubuntu.

O Linux Mint 21 “Vanessa” acaba de ser lançado neste fim de semana e vem com uma base mais recente que o Linux Mint 20.3 “Una”, da série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), bem como kernel Linux mais recente e pilhas de gráficos, e outros grandes mudanças internas. Confira os novos recursos do Linux Mint 21.

Com essas grandes mudanças internas, o processo de atualização do Linux Mint 20.3 para o Linux Mint 21 será um pouco trabalhoso, mas, felizmente, o Linux Mint 21 vem com uma nova ferramenta de atualização projetada para facilitar significativamente as atualizações entre os principais lançamentos do Linux Mint para os recém-chegados .

A nova ferramenta de atualização do Linux Mint é totalmente configurável e vem com recursos como uma experiência de atualização totalmente gráfica, a capacidade de realizar mais verificações para garantir que o processo de atualização ocorra sem problemas em diferentes cenários, a capacidade de preservar a escolha de espelhos do usuário e avisos sobre pacotes órfãos.

Como atualizar do Linux Mint 20.3 para Linux Mint 21 via mintupgrade

Como atualizar do Linux Mint 20.3 para Linux Mint 21 via mintupgrade
Como atualizar do Linux Mint 20.3 para Linux Mint 21 via mintupgrade

Atenção: Primeiro, certifique-se de ter um backup de seus arquivos mais importantes, você sabe, caso algo dê errado, e certifique-se de que sua instalação esteja atualizada.

Sempre há um risco ao atualizar entre as principais versões do sistema operacional devido a incompatibilidades de alguns pacotes de terceiros que você pode ter instalado, então você está fazendo isso por sua conta e risco.

Com o Linux Mint 21, o processo de atualização é feito por meio de um novo utilitário no qual a equipe do Linux Mint trabalhou durante o ciclo de desenvolvimento do Linux Mint 21.

O utilitário é chamado mintupgrade (Ferramenta de atualização) e, enquanto é iniciado a partir da linha de comando, fornece aos usuários um processo completo de atualização gráfica.

A ferramenta de atualização foi disponibilizada pela primeira vez há alguns meses para o Linux Mint Debian Edition 4, permitindo que os usuários atualizem para o Linux Mint Debian Edition 5.

Mas, a partir de hoje, 5 de agosto de 2022, também está disponível para usuários do Linux Mint 20.3 “Una”. que desejam atualizar suas instalações para Linux Mint 21 “Vanessa”.

Você pode instalar o mintupgrade executando o comando sudo apt install -y mintupgrade no aplicativo Terminal.

Uma vez que o pacote mintupgrade foi instalado com sucesso, você terá que executar o comando sudo mintupgrade para iniciar o processo de atualização.

Então, tudo o que você precisa fazer é seguir as instruções na tela para atualizar sua instalação do Linux Mint 20.3 para o Linux Mint 21.

A nova ferramenta de atualização tem várias fases: Ele primeiro realizará algumas verificações de integridade, solicitará que você faça um backup usando o utilitário Timeshift (você pode desativá-lo nas configurações da Ferramenta de atualização), simulará e baixará pacotes (mostrando quais pacotes serão atualizados e removidos) e executará a atualização real .

Após a conclusão do processo de atualização, você verá uma lista de pacotes órfãos que serão removidos se você não quiser mantê-los. Obviamente, todo o processo de atualização levará algum tempo, dependendo da largura de banda da Internet e das especificações do computador.

Mas, quando o processo estiver concluído, você poderá aproveitar sua nova instalação do Linux Mint 21 “Vanessa” e seus novos recursos interessantes!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.