Como evitar a exclusão acidental de arquivos no Linux com RM-Protection

Mesmo no sistema do pinguim, o risco existe, por isso, veja como evitar a exclusão acidental de arquivos no Linux com RM-Protection.

Embora o Linux seja um sistema operacional muito seguro, a verdade é que às vezes acontece que apagamos arquivos por engano e fica difícil recuperá-los. Para piorar, isso pode acontecer ainda mais, se nosso computador for compartilhado.

E, abaixo, você verá como evitar a exclusão acidental de arquivos no Linux com RM-Protection.

Como evitar a exclusão acidental de arquivos no Linux com RM-Protection

Como evitar a exclusão acidental de arquivos no Linux com RM-Protection
Sim. É possível evitar a exclusão acidental de arquivos no Linux, graças a um programa chamado rm-protection. Ele é um aplicativo python que nos ajudará a evitar esses problemas e evitar problemas com programas de recuperação externos.

A operação do rm-protection é muito simples, e evita a exclusão acidental de qualquer arquivo no Linux.

Primeiro temos que instalar o programa RM-Protection e, em alguns casos, temos que instalar os complementos do Python (no caso, o PIP), para isso abrimos um terminal e escrevemos o seguinte (conforme o sistema):

Para Arch Linux e derivados, use o comando:
sudo pacman -S python-pip

Para RedHat/OpenSUSE e derivados, use o comando:
sudo yum install epel-release
sudo yum install python-pip

Para Debian/Ubuntu e derivados, use o comando:
sudo apt-get install python-pip

Agora que as depenInstalação do programa rm-protection:
sudo pip install rm-protection

Uma vez instalado o programa, temos que selecionar os arquivos ou diretórios que queremos criptografar, para isso só temos que escrever o seguinte:
protect archivo.txt
protect -R pasta/

Uma vez que Enter for pressionado, o programa nos pedirá uma pergunta e uma resposta de segurança.

Depois de estabelecer isso, toda vez que tentarmos excluir um arquivo protegido, o sistema operacional nos fará a pergunta que marcamos antes e também temos que inserir a resposta que já inserimos antes, como escrevemos, pois caso contrário, ele dará erro e não poderemos excluir o arquivo.

E embora pareça enfadonho, podemos fazer algo como criptografar a pasta de início e garantir que nossos arquivos não sejam excluídos acidentalmente.

O sistema que usa rm-protection é simples e o programa tem um funcionamento básico, algo que podemos verificar no repositório github do programa, mas é totalmente funcional porque a questão nos fará determinar o que estamos fazendo e que arquivo estamos deletando.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.