Como instalar a carteira Firo no Linux via Flatpak

Se você quer trabalhar com a criptomoeda Firo, conheça e veja como instalar a carteira Firo no Linux via Flatpak.

Firo é uma criptomoeda e um ecossistema que preserva a privacidade.

Como instalar a carteira Firo no Linux via Flatpak
Como instalar a carteira Firo no Linux via Flatpak

Firo acredita na importância da privacidade financeira nas criptomoedas como um elemento essencial para manter o objetivo original das criptomoedas: ser uma utilidade pública para o dinheiro.

À medida que as moedas fiduciárias se tornam cada vez mais digitais, com algumas chegando ao ponto de substituir totalmente o dinheiro físico, perdemos o controlo sobre o nosso próprio dinheiro, passando a depender de intermediários.

O Bitcoin foi originalmente criado como uma resposta a isso, garantindo que você possa ser soberano sobre seu dinheiro e servir como dinheiro não censurável e não apreensível que não é controlado por nenhuma entidade.

A falta de privacidade do Bitcoin, entretanto, tornou muito mais fácil a apreensão ou a inclusão de fundos na lista negra e, devido à ossificação do protocolo, é improvável que tome medidas sérias para resolver isso.

Firo se dedicou a ser uma criptomoeda que preserva a privacidade e projetou e construiu protocolos de privacidade confiáveis, como Lelantus e Lelantus Spark, que inspiraram e moldaram os designs de outros protocolos de privacidade (por exemplo, Triptych, Seraphis, Lelantus-MW).

Como instalar a carteira Firo no Linux via Flatpak

Para instalar a carteira Firo no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a Flatpak no Linux

Por usar a tecnologia Flatpak, é possível instalar o aplicativo no Ubuntu, Fedora, Debian, openSUSE, e todas as distribuições que suportam esse formato, usando esse tutorial.

Depois, você pode instalar a carteira Firo no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;

flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/org.firo.firo-qt.flatpakref

Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:

flatpak --user update org.firo.firo-qt

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run org.firo.firo-qt em um terminal.

Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite firo ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar

Depois, se for necessário, para desinstalar a carteira Firo no Linux via Flatpak, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:

flatpak --user uninstall org.firo.firo-qt

Ou

flatpak uninstall org.firo.firo-qt
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.