Como matar todos os processos Python no Linux

Se você está tendo dificuldade para fechar programas que usam Python, veja como matar todos os processos Python no Linux.

Há sempre a necessidade de remover qualquer processo ou programa em execução, seja Windows ou Linux. Isso é muito comum porque qualquer processo usa memória específica desse ‌sistema operacional quando está em condição de execução.

Uma vez que o processo é concluído, é necessário remover esse processo. E, no Linux, existem várias maneiras de matar um processo, mas muitas pessoas não estão familiarizadas com isso.

Se você usa Python regularmente, deve saber como matar o processo rapidamente, pois este tutorial explicará como matar todos os processos Python no Linux.

Como matar todos os processos Python no Linux

Como matar todos os processos Python no Linux
Como matar todos os processos Python no Linux

Usaremos principalmente os comandos killall e pkill para matar todos os processos Python no Linux. Esses comandos encerram ou eliminam o grupo de qualquer processo em execução com base em seu nome e outros atributos.

Comando Pkill

O comando pkill faz parte do pacote procps-ng ou props, pré-instalado em quase todas as distribuições Linux.

Este utilitário de linha de comando ajuda você a matar os processos do programa em execução enviando sinais com base nos parâmetros fornecidos.

Você pode especificar qualquer processo por seu nome parcial ou completo ou outros atributos. É muito fácil deletar qualquer grupo de processos através deste comando.

Aqui, mataremos todos os processos do Python com o comando pkill. Então, execute o seguinte comando para matar os processos do Python:
sudo pkill python

Depois de inserir o comando anterior, ele solicitará sua senha de root. Assim que você digitar a senha, ela apagará imediatamente todos os processos do Python e interromperá os mesmos processos.

Comando Killall

O comando killall também funciona de forma semelhante ao comando pkill. Este utilitário de linha de comando também é simples de usar. Tudo o que você precisa fazer é passar o nome do processo ou outros atributos como argumentos para killall.

Aqui, removeremos todos os processos do Python usando o comando killall. Execute-o no terminal adicionando o nome do processo que você deseja excluir com o comando killall. Vamos matar todos os processos do Python executando o seguinte comando:
killall python

Depois de executar o comando anterior no terminal, você irá para a tela desse processo e verá que seu processo em execução foi morto. Como você pode ver, seu processo Python em execução é “Terminado” executando o comando anterior.

Enfim, neste guia, explicamos como matar todos os processos Python no Linux. Finalizamos um grupo de processos Python usando os utilitários de linha de comando “pkill” e “killall”.

O recurso exclusivo semelhante entre esses dois utilitários de linha de comando é que eles podem eliminar um grupo de processos sem o número PID com base no nome do processo.

Como vimos, eles são fáceis de executar e podemos eliminar rápida e facilmente vários processos Python.

Por fim, se nada mais funcionar, use o tutorial abaixo:
Como matar processos zumbis no Linux usando o terminal

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.