Criador do NGINX se afastará da empresa que mantém o software

Para trabalhar em projetos pessoais e passar mais tempo com a família, o criador do NGINX se afastará da empresa que mantém o software.

A NGINX Inc. foi fundada em julho de 2011 por Igor Sysoev e Maxim Konovalov para fornecer produtos comerciais e suporte para o servidor web NGINX.

Atualmente o NGINX faz parte da F5 Networks, que foi feita pela F5 em 2019 para ajudá-los a evoluir de uma empresa de hardware para uma empresa mais focada em serviços.

Agora, Igor Sysoev, autor do servidor web mais popular do mundo, deixou a empresa para trabalhar em projetos pessoais e passar mais tempo com a família e amigos.

Criador do NGINX se afastará da empresa que mantém o software

Criador do NGINX se afastará da empresa que mantém o software
Criador do NGINX se afastará da empresa que mantém o software

Sim. O Criador do NGINX se afastará da empresa que mantém o software.

Atualmente, o NGINX alimenta centenas de milhões de sites.

Em 2021, o NGINX assumiu o Apache como o servidor web nº 1 na Internet que os usuários podem instalar. De acordo com a W3Techs, a NGINX detém atualmente 33% do mercado global de servidores web! Apache ocupa o segundo lugar com 31%.

Originalmente desenvolvido na Rússia, a motivação original para a criação do NGINX não era tão grande. Em 2001, o criador original do NGINX,

Igor Sysoev, estava tentando resolver um problema no trabalho. Seus servidores da web estavam tendo problemas para acompanhar um número cada vez maior de solicitações.

O desafio foi referido na época como o problema C10K – lidar com 10.000 conexões simultâneas de clientes para clientes.

Uma observação lateral é que Igor desenvolveu dois módulos de terceiros para o Apache, mod_deflate e mod_accel. Especialmente o último já foi um grande passo em direção ao NGINX. Foi um substituto muito mais capaz para o módulo mod_proxy que foi empacotado com o Apache.

Inspirado pelo design do Unix e outros sistemas distribuídos clássicos, Igor desenvolveu uma arquitetura orientada a eventos que é tão leve, escalável e poderosa que ainda está no coração do NGINX hoje.

Depois que várias empresas na Rússia e no exterior começaram a usar o NGINX, Igor abriu o projeto com uma licença permissiva em 4 de outubro de 2004. E agora, ele está se afastando dela.

Segundo o Blog Oficial do NGINX:

Com profundo apreço e gratidão, anunciamos hoje que Igor Sysoev – autor de NGINX e cofundador da NGINX, Inc. – optou por se afastar do NGINX e F5 para passar mais tempo com seus amigos e familiares e buscar projetos.

Já Whiteley, gerente da F5, diz que:

“Hoje nossos caminhos divergem, e Igor segue para um merecido descanso. Felizmente, seu espírito e a cultura que ele criou não irão a lugar nenhum.”

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.