dav1d 1.1 lançado com mais melhorias no AVX-512, e muito mais

O VideoLAN lançou o dav1d 1.1 lançado com mais melhorias no AVX-512, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.

dav1d é uma implementação de um decodificador gratuito alternativo do formato de codificação de vídeo AV1.

A biblioteca dav1d suporta todos os recursos do AV1, incluindo tipos avançados de queda de resolução e todos os parâmetros de controle de profundidade de cores declarados na especificação (8, 10 e 12 bits).

A biblioteca foi testada em uma grande coleção de arquivos no formato AV1.

O codec de vídeo AV1 foi desenvolvido pela Open Media Alliance. (AOMedia), na qual estão representadas empresas como Mozilla, Google, Microsoft, Intel, ARM, NVIDIA, IBM, Cisco, Amazon, Netflix, AMD, VideoLAN, CCN e Realtek.
 
O AV1 está posicionado como um formato de codificação de vídeo de acesso gratuito que não exige pagamento de taxas, o que é notavelmente superior ao H.264 e VP9 em termos de compactação.

O decodificador de referência para o AV1 é excelente, mas é uma base de código de pesquisa e, portanto, tem muito a melhorar.

É por isso que as comunidades VideoLAN, VLC e FFmpeg começaram a trabalhar em um novo decodificador, patrocinado pela Alliance of Open Media, para criar o decodificador de referência otimizado para o AV1.
 
Um dos principais recursos do dav1d é o foco em obter o mais alto desempenho de decodificação possível e garantir uma operação multithread de alta qualidade.

O trabalho da biblioteca foi testado em uma grande coleção de arquivos no formato AV1. O principal recurso do dav1d é o foco em obter o mais alto desempenho de decodificação possível e garantir um trabalho de alta qualidade no modo multithread.

O objetivo deste novo decodificador é:

  • Seja pequeno
  • seja o mais rápido possível
  • Fornecer suporte multiplataforma
  • Rosqueado corretamente,
  • Livre e (na verdade) de código aberto.

O código do projeto dav1d é escrito na linguagem de programação C (C99) e também possui inserções de assembler (NASM/GAS) e é distribuído sob a licença BSD.

O decodificador implementou suporte para as arquiteturas x86, x86_64, ARMv7 e ARMv8 e sistemas operacionais Linux, Windows, macOS, Android e iOS.

Agora, o muito esperado decodificador de vídeo AV1 de código aberto dav1d 1.1 foi lançado.

Novidades do dav1d 1.1

dav1d 1.1 lançado com mais melhorias no AVX-512, e muito mais
dav1d 1.1 lançado com mais melhorias no AVX-512, e muito mais

Este decodificador de vídeo AV1 de código aberto líder foi lançado com sua primeira grande atualização em quase um ano e vem com mais ajuste AVX-512, bem como mais trabalho nas otimizações Arm NEON.

Dav1d v1.1 “Arctic Peregrine Falcon” foi lançado há pouco tempo para continuar a aprimorar este veloz decodificador de vídeo AV1 baseado em CPU. O mais empolgante com o dav1d v1.1 é ter ainda mais trabalho do AVX-512.

As notas de lançamento oficiais para dav1d v1.1 incluem:

  • Nova função dav1d_get_frame_delay para consultar o frame delay do decodificador
  • Numerosas correções para estrita conformidade com as especificações e amostras
  • NEON e AVX-512 diversas correções e melhorias
  • Implementações parciais de transformação AVX2 12bpc
  • AVX-512 cdef_filter de alta profundidade de bits, loopfilter, itx
  • Otimização NEON z1/z3 para 8bpc
  • Otimização SSSE3 z1 para 8bpc

Para saber mais sobre essa versão do dav1d, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o dav1d

Para instalar a versão mais recente do dav1d nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o decodificador de AV1 dav1d no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.