Wolvic 1.3 lançado com melhorias de suporte, e muito mais

E foi lançado o navegador Wolvic 1.3 com melhorias de suporte, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O projeto Wolvic continua o desenvolvimento do navegador Firefox Reality, desenvolvido anteriormente pela Mozilla, já que o navegador usa o mecanismo da web GeckoView, uma variante do mecanismo Gecko da Mozilla empacotado como uma biblioteca separada que pode ser atualizado de forma independente.

Projetado para uso em sistemas de realidade aumentada e virtual, o código do Wolvic é escrito em Java e C++ e é distribuído sob a licença MPLv2.

A gestão é realizada através de uma interface de usuário tridimensional fundamentalmente diferente, que permite navegar por sites dentro do mundo virtual ou como parte de sistemas de realidade aumentada.

Além de uma interface 3D orientada por fone de ouvido que permite visualizar páginas 2D tradicionais, os desenvolvedores da Web podem usar as APIs WebXR, WebAR e WebVR para criar aplicativos da Web 3D personalizados que interagem no espaço virtual.

Ele também suporta a visualização de vídeos espaciais feitos no modo de 360 ​​graus em um headset 3D.

O gerenciamento é feito através de controladores VR, e a entrada de dados em formulários web através de um teclado virtual ou real.

Dos mecanismos avançados de interação com o usuário que o navegador suporta, destaca-se o sistema de entrada de voz, que permite o preenchimento de formulários e envio de consultas de pesquisa utilizando o mecanismo de reconhecimento de voz desenvolvido pela Mozilla.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do Wolvic 1.3, na qual foram feitas várias melhorias e correções, além das quais também apresenta alguns recursos muito bons, como compatibilidade com Pico4, Pico4E e Meta Quest Pro.

Novidades do Wolvic 1.3

Wolvic 1.3 lançado com melhorias de suporte, e muito mais
Wolvic 1.3 lançado com melhorias de suporte, e muito mais

Nesta nova versão lançada do navegador, o ID do navegador foi alterado para “Mozilla/5.0 (Android 10; Mobile VR; rv:105.0) Gecko/105.0 Firefox/105.0 Wolvic/1.3” (o Firefox Reality foi mencionado anteriormente).

Além disso, os componentes do navegador Mozilla para Android foram atualizados para a versão 75 para oferecer suporte a novas APIs.

Como mencionado no início, nesta nova versão do navegador, uma das inovações mais notáveis ​​é o suporte para os headsets Pico4, Pico4E e Meta Quest Pro 3D.

O suporte do Pico é baseado no back-end OpenXR, que permite coisas como rastreamento manual e, por meio do uso de camadas XR, melhores visuais, melhor desempenho e menor uso de bateria.

Além disso, um novo back-end foi proposto com base na implementação do padrão OpenXR para dispositivos Pico.

Todas as plataformas suportadas foram padronizadas para o back-end OpenXR, que agora suporta as camadas cilíndricas necessárias para construir sistemas multi-janela. Para dispositivos Pico e Meta, é fornecida a capacidade de rastrear a posição das mãos.

Outra mudança que se destaca na nova versão é que um novo menu de contexto “Compartilhar com outros apps” foi adicionado ao Gerenciador de Downloads, com o qual você pode tornar os arquivos baixados visíveis para outros apps do Android e movê-los. diretório.

Também notável nesta nova versão do Wolvic 1.3 é a adição de suporte inicial para desenhar mãos em um ambiente 3D e a capacidade de controlar gestos (por exemplo, pinça de polegar e indicador para clicar e pinça de dedo). polegar e dedo médio para retornar).

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Implementado um novo diálogo de upload de arquivo.
  • Exibição aprimorada de miniaturas e nomes longos no gerenciador de download.
  • Ele forneceu detecção automática de aplicativos da web e adicionou uma interface para gerenciar aplicativos da web.
  • Adicionada uma caixa de diálogo para instalar aplicativos da Web autônomos (PWAs).
  • Adicionada a capacidade de instalar plug-ins de arquivos xpi locais.
  • Implementada a capacidade de reproduzir vídeos em sites que usam DelightXR.
  • É fornecida a ocultação da barra de navegação durante a reprodução de vídeo em tela cheia.
  • Qualidade aprimorada de texturas no ambiente padrão.

Para saber mais sobre essa versão do Wolvic, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Wolvic

Para os interessados ​​em poder experimentar o navegador, saiba que são oferecidos pacotes em conjuntos prontos para Android e que funcionam com headsets Oculus 3D, Huawei VR Glass, HTC Vive Focus, Pico Neo e Lynx é suportado (o navegador também é compatível sendo portado para dispositivos Qualcomm e Lenovo).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.