Desenvolvedores OpenWrt querem lançar seu primeiro hardware

Depois de anos produzindo apenas o software para roteadores, os desenvolvedores OpenWrt querem lançar seu primeiro hardware.

OpenWrt é um sistema operacional de código aberto baseado em Linux projetado para dispositivos embarcados como roteadores. O projeto já existe há duas décadas e agora pode ser instalado em milhares de roteadores e outros dispositivos.

Agora, alguns dos desenvolvedores por trás do projeto elaboraram uma proposta para o primeiro hardware projetado especificamente para OpenWrt, com suporte completo ao Linux.

Desenvolvedores OpenWrt querem lançar seu primeiro hardware

Desenvolvedores OpenWrt querem lançar seu primeiro hardware
Desenvolvedores OpenWrt querem lançar seu primeiro hardware

Sim. Os desenvolvedores OpenWrt querem lançar seu primeiro hardware e ele se chamaria OpenWrt One/AP-24.XY, e o objetivo é produzir uma placa roteadora que seja vendida por menos de US$ 100.

Embora o OpenWrt seja frequentemente usado como um substituto para o firmware que vem com um roteador WiFi, dando ao usuário avançado mais controle sobre seu hardware, você também pode instalar o sistema operacional em computadores de placa única ou placas de roteador DIY, como as vendidas sob a marca Banana Pi.

Assim, os desenvolvedores do OpenWrt entraram em contato com a empresa que fabrica as placas Banana Pi, bem como com a fabricante de chips MediaTek, para avaliar o interesse dessas empresas e a viabilidade de produzir uma placa que incluísse recursos como:

  • Processador : MediaTek MT981B
  • RAM : 1GiB DDR4
  • Armazenamento flash : 128 MiB SPI NAND + 4 MiB SPI NOR (para imagem de recuperação)
  • Outro armazenamento : M.2 2042 para SSD PCIe Gen 2 x1 NVMe
  • WiFi : MediaTek MT7976C (WiFi 6)
  • Ethernet : 2 x RJ45 (1 x 2,5 GbE + 1 x Gigabit)
  • USB : host USB 2.0 Tipo A, porta USB-C para dispositivo, console
  • Botões : Redefinir + Usuário
  • Interruptor mecânico : seleção de inicialização (inicialização normal ou recuperação)

Há mais hardware descrito no anúncio do projeto, incluindo informações sobre luzes LED, um slot de expansão mikroBUS e um relógio em tempo real. E, claro, o objetivo é que os esquemas sejam disponibilizados publicamente.

Espera-se que a placa de circuito impresso tenha o mesmo tamanho do Banana Pi BPI-R4, o que significa que deve ter cerca de 148 x 101 mm (5,8″ x 4″) e estará disponível como um computador de placa única ou totalmente montado. sistema (com a placa dentro de uma caixa).

Embora existam certamente outras placas roteadoras que você já pode comprar se seu objetivo é construir seu próprio sistema OpenWrt, o OpenWrt One teria algumas coisas que o ajudam a se destacar.

Em primeiro lugar, ele seria projetado com a ajuda de desenvolvedores de software OpenWrt, de modo que o hardware fosse escolhido especificamente para suporte upstream do Linux e suporte com o sistema operacional.
https://lists.openwrt.org/pipermail/openwrt-devel/2024-January/thread.html#42018
Em segundo lugar, embora a placa fosse vendida e distribuída pela Banana Pi, uma parte das vendas iria para a Software Freedom Conservancy e seria destinada ao OpenWrt. Então você estaria ajudando a apoiar o desenvolvimento do sistema operacional com a compra de um OpenWrt One.

E o hardware também possui alguns recursos interessantes que, entre outras coisas, tornam quase impossível o tijolo.

Mesmo que você acabe bagunçando o software e deixando o sistema em um estado em que ele não inicialize normalmente, você pode usar a chave mecânica para reinicializar para a imagem de recuperação somente leitura compactada nos 4 MiB de memória flash NOR, permitindo você para restaurar seu sistema.

Dito isto, o objetivo também é tornar isso relativamente acessível, para que não tenha todos os recursos que você poderia sonhar. E não há suporte para bandas sem fio de 6 GHz, por exemplo.

Não há porta USB 3.0 (há um barramento USB 3.x, mas é compartilhado pelo barramento PCIe, então a placa pode ter USB 3.0 ou um conector SSD NVMe, e os desenvolvedores escolheram o último).

A equipe também ainda não se comprometeu oficialmente em fazer o OpenWrt One. Neste ponto, ainda está em fase de proposta, enquanto os desenvolvedores buscam feedback da comunidade.

Se houver apoio suficiente para o projeto, ele poderá avançar e se tornar algo real que você poderá comprar… em algum momento.

Você pode descobrir mais e acompanhar a discussão na lista de discussão openwrt-devel ou no fórum OpenWrt.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.