Devuan 3.1 lançado com correção para os problemas com o PulseAudio

Mark Hindley anunciou o lançamento do Devuan 3.1, com correção para os problemas com o PulseAudio e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Devuan é uma distribuição Linux extraída do Debian em 2015. O objetivo principal do projeto é fornecer uma variante do Debian sem as complexidades e dependências do systemd, um gerenciador de sistema e serviços init originalmente desenvolvido pela Red Hat e posteriormente adotado pela maioria dos outros Distribuições Linux.

A versão beta inicial do Devuan foi disponibilizada em abril de 2016, juntamente com um caminho de atualização do Debian 7.0 “Wheezy” e a possibilidade de mudar para o Devuan do Debian 8.0 “Jessie”. A distribuição adotou o Xfce como área de trabalho padrão.

Agora, projeto Devuan GNU/Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Devuan 3.1 como a primeira atualização da última série do sistema operacional Devuan 3.0 Beowulf.

Devuan Linux 3.1 chega nove meses após o lançamento da série Devuan 3.0 para fornecer à comunidade que ama a liberdade imagens ISO atualizadas no caso de eles precisarem reinstalar o sistema ou implantar a distribuição livre do systemd no novo computadores.

Novidades do Devuan 3.1

Devuan 3.1 lançado com correção para os problemas com o PulseAudio
Devuan 3.1 lançado com correção para os problemas com o PulseAudio

Enquanto Devuan 4.0 Chimaera ainda está em obras, o Devuan 3.1 traz imagens ISO desktop live, servidor e minimal-live atualizadas com o kernel Linux 4.19 LTS do Debian 10 Buster.

A maior mudança neste lançamento é a disponibilidade do esquema runit init no instalador, junto com as opções OpenRC e SysVinit existentes. runit já estava disponível como uma alternativa para /sbin/init desde o lançamento da série Devuan 3.0 Beowulf.

Além disso, o instalador agora recomenda deb.devuan.org como espelho padrão para buscar pacotes e permite que você use um carregador de inicialização alternativo para o GRUB, como o LILO, junto com a capacidade de excluir firmware não livre, das opções de instalação do Expert.

Este lançamento também vem com um novo pacote (debian-pulseaudio-config-override) que promete resolver problemas com o sistema de som PulseAudio sendo desativado por padrão, o navegador Mozilla Firefox 78.7 ESR, gerenciador de login LightDM 1.26 e muitos outros núcleos atualizados componentes e aplicativos.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Devuan 3.1

Você pode baixar o Devuan GNU/Linux 3.1 agora mesmo no site oficial, onde encontrará imagens Live, Minimal Live, Desktop, Server e Netinstall para arquiteturas de 32 e 64 bits, bem como imagens Netboot para ARM64, Arquiteturas Armel, ARMhf e ppc64el.

A imagem ISO do Devuan 3.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes poderão atualizar a partir de uma versão anterior do Devuan usando o sistema de gerenciamento de pacotes padrão. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é executar o comando sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.