digiKam 7.10 lançado com mais suporte para novas câmeras

E foi lançado o DigiKam DigiKam 7.10 com mais suporte para novas câmeras, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.

O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.

Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.

Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.

Agora, o digiKam 7.10 foi lançado oficialmente.

Novidades do DigiKam 7.10

digiKam 7.10 lançado com mais suporte para novas câmeras
digiKam 7.10 lançado com mais suporte para novas câmeras

Sim. O digiKam 7.10 foi lançado como a décima e última atualização de manutenção da série digiKam 7.x com várias melhorias, correções de bugs e componentes atualizados para oferecer suporte a novas câmeras.

Lançada mais de três meses após o digiKam 7.9, o digiKam 7.10 adiciona suporte para novas câmeras, incluindo Canon EOS R3, Canon EOS R7, Canon EOS R10, Fujifilm X-H2S, Fujifilm X-T30 II, OM System OM- 1, Leica M11 e Sony A7-IV.

O digiKam 7.10 também adiciona suporte para novos formatos, incluindo o formato Phase One/Leaf IIQ-S v2, rolos de filme Canon CR3/formato raw burst, bem como o formato de filme Canon CRM. Tudo isso é possível graças à atualização da biblioteca libraw 0.21.1.

Além disso, o digiKam 7.10 melhora o suporte a tags DXO, adiciona suporte para a nova documentação online, melhora o comportamento interno da lixeira, melhora o botão Cancelar na Ferramenta de Importação, melhora o gerenciamento das configurações de pesquisa por similaridade, atualiza a internacionalização e soluciona falhas com o última versão OpenCV 4.7.0.

Esta versão usa KDE Frameworks 5.102 e Qt 5.15.8 LTS. Ele também inclui o ExifTool 12.57 e o libjasper 4.0.0, que fornecem importantes melhorias de estabilidade e correções de erros para tornar o digiKam mais confiável ao gerenciar sua biblioteca de fotos.

Como dito antes, esta é a última atualização da série, já que o desenvolvimento agora está focado na próxima grande série, digiKam 8.0, que tem lançamento previsto para abril de 2023.

O digiKam 8.0 promete uma enorme documentação on-line totalmente reescrita e aprimorada, bem como vários outros novos recursos e aprimoramentos interessantes para levar seu fluxo de trabalho de gerenciamento de fotos para o próximo nível com o poder do Open Source.

digiKam 7.10 lançado com mais suporte para novas câmeras
digiKam 7.10 lançado com mais suporte para novas câmeras

Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o DigiKam

Você pode baixar o digiKam 7.9 agora mesmo do site oficial das plataformas Linux, macOS e Windows.

Se a sua distribuição distribuir o digiKam em seus arquivos principais, você poderá atualizar para a nova versão nos próximos dias.

E, para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux
Como instalar o editor de imagens digiKam no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.