digiKam 7.9 lançado com melhorias de estabilidade, e mais

E foi lançado o DigiKam DigiKam 7.9 com melhorias de estabilidade, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.

O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.

Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.

Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.

Agora, o digiKam 7.9 foi lançado oficialmente.

Novidades do DigiKam 7.9

digiKam 7.9 lançado com melhorias de estabilidade, e mais
digiKam 7.9 lançado com melhorias de estabilidade, e mais

Sim. No dia 5 de dezembro foi lançado o digiKam 7.9, a nova versão de um dos gerenciadores de imagens mais completos que você pode encontrar no mundo GNU/Linux, e até mesmo no mundo proprietário.

Nas palavras de seus desenvolvedores:

“Após quatro meses de manutenção ativa e outro processo de correção de bugs, a equipe do digiKam tem o orgulho de apresentar a versão 7.9.0 de seu gerenciador de fotos digitais de código aberto. Veja abaixo a lista dos recursos mais importantes que acompanham esta versão.”

O digiKam 7.9 está aqui cerca de três meses após o digiKam 7.8 e é uma atualização de manutenção que traz apenas algumas melhorias para a funcionalidade principal do software.

Por exemplo, melhora a importação de coordenadas de metadados de imagem e melhora o desempenho do gerenciamento de álbuns de um banco de dados remoto.

Ele também melhora o gerenciamento da localização de rostos a partir de metadados de imagem, corrige o login de fotos do Google e o gerenciamento remoto de álbuns, melhora o suporte ao formato de data ISO de metadados de imagem, melhora a importação e fusão de tags de metadados de imagem e melhora a compatibilidade com versões anteriores para migração de esquema de banco de dados.

Os componentes internos do pacote AppImage para sistemas GNU/Linux foram atualizados nesta versão para Qt 5.15.7 LTS, KDE Frameworks 5.99 , Libraw 20221123, ExifTool 12.51 e GMicQt 3.1.6. Esses componentes principais incluem importantes melhorias de estabilidade e correções de bugs. Também foi atualizada nesta versão a internacionalização do aplicativo.

Com este lançamento, os desenvolvedores do digiKam também anunciaram que agora estão usando o sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS para compilar o pacote AppImage para fornecer aos usuários uma melhor compatibilidade binária com as distribuições GNU/Linux atuais.

Em resumo, o digiKam 7.9 traz melhorias de estabilidade e correções como:

  • Corrigido o login do Google Fotos e o gerenciamento remoto de álbuns.
  • Melhor gerenciamento da localização dos rostos a partir dos metadados.
  • Migração de esquema de banco de dados.
  • Melhor suporte para importar coordenadas de metadados.
  • Suporte aprimorado ao formato de data ISO de metadados.
  • Melhor desempenho na gestão de álbuns a partir de uma base de dados remota.
  • Posição fixa das janelas do aplicativo no Microsoft Windows.
  • Importação e fusão de tags aprimoradas com metadados de itens.

Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o DigiKam

Você pode baixar o digiKam 7.9 agora mesmo do site oficial das plataformas Linux, macOS e Windows.

Se a sua distribuição distribuir o digiKam em seus arquivos principais, você poderá atualizar para a nova versão nos próximos dias.

E, para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux
Como instalar o editor de imagens digiKam no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.