digiKam 7.4 lançado com novos recursos e melhor suporte para câmera

E foi lançado o DigiKam 7.4 com novos recursos e melhor suporte para câmera. Confira tudo que chega nessa versão e veja como instalar no Linux.

digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.

O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.

Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.

Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.

Agora, o software de gerenciamento de fotos profissionais de código aberto e multiplataforma digiKam foi atualizado para a versão 7.4, , uma versão que apresenta novos recursos e muitas melhorias.

Novidades do DigiKam 7.4

digiKam 7.4 lançado com novos recursos e melhor suporte para câmera
digiKam 7.4 lançado com novos recursos e melhor suporte para câmera

Vindo cinco meses após o digiKam 7.3, o lançamento do digiKam 7.4 está aqui com uma nova ferramenta que permite aos usuários compartilhar itens na rede com um servidor de stream Motion JPEG, bem como um componente Showfoto aprimorado que recebeu uma nova barra lateral esquerda que pode hospedar uma folder-view para ajudar os usuários a explorar rapidamente as imagens de seu sistema de arquivos local ou uma visão de pilha para hospedar seus conteúdos favoritos.

Uma mudança interessante no digiKam 7.4 é a ferramenta aprimorada do Classificador de Qualidade de Imagem, que ajuda os usuários a rotular as imagens como aceitas, pendentes ou rejeitadas.

Também foi melhorado o componente de banco de dados, que agora oferece a capacidade de usar um banco de dados de miniaturas SQLite local com uma configuração MySQL externa.

Também foram adicionadas nesta versão as opções de leitura/gravação de metadados avançados para tags de título, uma nova ação para alternar Selecionar tags/rótulos, bem como uma nova opção “ignorar” no batchqueuemanager.

Novas câmeras digitais agora são suportadas pelo digiKam, incluindo DJI Mavic Air 2S, GoPro HERO9, GoPro HERO10, Fujifilm GFX 50S II, Fujifilm GFX 100S, Fujifilm X-E4, Nikon Z fc, Panasonic GH5 Mark II, Pentax K3 Mark III, Olympus E-P7, Ricoh GR IIIx, Sony A1, Sony A7R-IIIA (ILCE-7RM3A), Sony A7R-IVA (ILCE-7RM4A) e Sony ZV-E10.

Além disso, a Canon EOS M50 Mark II agora está listada como uma câmera compatível na lista de câmeras e o digiKam 7.4 também melhora o suporte ao formato da câmera para adicionar suporte para Panasonic v6/12 bits e imagens compactadas sem perdas da Sony.

Claro, vários bugs foram corrigidos, melhorando o suporte para arquivos RAW Fujifilm, suporte Wayland, conversão em lote de arquivos CR3 para DNG, o editor de geolocalização, exportação para o Google Fotos, suporte para visualizador de imagens Gwenview do KDE, exportação para armazenamento local com o “Ajustar opção de propriedades de imagem”, arquivos NEF de câmeras Nikon D800 e D850, importando de câmeras Nikon D7000, bem como suporte à arquitetura s390x.

Para usuários do Linux, esta versão promete melhor compatibilidade com distribuições Linux recentes ao usar o pacote AppImage, que foi compilado sob o sistema operacional Mageia 7.1. Além disso, o pacote AppImage agora usa as tecnologias Qt 5.15.2, KDE Frameworks 5.84, Exiv2 0.27.5 e Libraw 202110.

Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o DigiKam

Você pode baixar o digiKam 7.4 agora mesmo do site oficial das plataformas Linux, macOS e Windows.

Se a sua distribuição distribuir o digiKam em seus arquivos principais, você poderá atualizar para a nova versão nos próximos dias.

E, para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.