DigiKam 7.8 lançado com suporte para novas câmeras, e mais

E foi lançado o DigiKam DigiKam 7.8 com suporte para novas câmeras, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.

O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.

Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.

Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.

Agora, o digiKam 7.8 foi lançado oficialmente trazendo várias melhorias, limpeza de código e alguns novos recursos.

Novidades do DigiKam 7.8

DigiKam 7.8 lançado com suporte para novas câmeras, e mais
DigiKam 7.8 lançado com suporte para novas câmeras, e mais

O digiKam 7.8 chegou cerca de dois meses e meio após o digiKam 7.7.

Esse lançamento é baseado no KDE Frameworks 5.96 e possui um processador RAW interno atualizado baseado no libraw 2022-07-14, que adiciona suporte para novas câmeras como Canon EOS R3, Canon EOS R7, Canon EOS R10, Fujifilm X-H2S, Fujifilm X-T30 II, Olympus System OM-1, Leica M11, Sony A7-IV, DJI Mavic 3 e Nikon Z9.

Esta nova versão do software de gerenciamento de fotos profissional digiKam também traz várias melhorias para uma melhor experiência.

Por exemplo, as imagens HIF agora são reconhecidas como as imagens HEIF modernas, as imagens PSD (Photoshop) agora suportam tons de cinza e 16 bits, a internacionalização foi atualizada e há as correções usuais de falhas e bugs.

Além disso, o digiKam 7.8 atualiza os pacotes AppImage para a versão mais recente do Qt 5.15 LTS oferecida pela iniciativa Qt Collection Patch do KDE Project e vem com a mais recente e melhor estrutura de código aberto GMicQt 3.1 para processamento de imagens.

O digiKam 7.8 está disponível para download como um pacote binário universal AppImage para praticamente qualquer distribuição GNU/Linux agora no site oficial.

Enquanto isso, a equipe do digiKam revelou o fato de que planeja lançar o digiKam 8.0 como uma grande atualização que porta o software de gerenciamento de fotos digitais para a nova estrutura Qt6.

“8.0.0 é portado para o novo framework Qt6 e ainda é compatível com Qt5. Todos os novos recursos importantes estão hospedados neste código. Neste verão, orientamos dois alunos que trabalham no analisador de qualidade de imagem usando uma rede neural e um novo plugin para realizar OCR sobre imagens usando Tesseract. Os projetos estão em finalização e serão integrados em breve ao 8.0.0.”

Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o DigiKam

Você pode baixar o digiKam 7.8 agora mesmo do site oficial das plataformas Linux, macOS e Windows.

Se a sua distribuição distribuir o digiKam em seus arquivos principais, você poderá atualizar para a nova versão nos próximos dias.

E, para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux
Como instalar o editor de imagens digiKam no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.