DuckDuckGo lançou a primeira versão beta do DuckAssist

Seguindo a tendência de uso de IA dos grandes buscadores, o DuckDuckGo lançou a primeira versão beta do DuckAssist.

Sim. O mecanismo de pesquisa com foco em privacidade DuckDuckGo lançou a primeira versão beta do DuckAssist, um recurso assistido por IA que escreve resumos precisos para responder às consultas de pesquisa dos usuários.

DuckDuckGo lançou a primeira versão beta do DuckAssist

DuckDuckGo lançou a primeira versão beta do DuckAssist
DuckDuckGo lançou a primeira versão beta do DuckAssist

O DuckAssist usa a tecnologia de linguagem natural da OpenAI para gerar respostas às consultas de pesquisa do usuário na parte superior da página de resultados de pesquisa, tornando as respostas mais diretas do que os resultados de pesquisa tradicionais.

Ao contrário de outros assistentes de pesquisa de IA generativa que usam informações de milhares de sites, o DuckAssist apenas obtém informações da Wikipedia e da Britannica, na esperança de evitar que informações incorretas sejam usadas ao gerar respostas.

Essa abordagem contida também diferencia o DuckAssist do resumidor alimentado por IA que o Brave Search lançou na semana passada, que obtém conteúdo de portais de notícias, tornando-o mais suscetível a informações falsas ou enganosas em alguns casos.

DuckDuckGo lançou a primeira versão beta do DuckAssist
DuckDuckGo lançou a primeira versão beta do DuckAssist – Exemplo de resposta do DuckAssist (DuckDuckGo)

O DuckDuckGo explica que a Wikipedia foi selecionada como a principal fonte de dados para o DuckAssist porque é relativamente confiável em um amplo espectro de tópicos, é uma organização transparente e suas fontes podem ser facilmente rastreadas por meio das citações listadas.

A empresa de internet diz que ainda espera que o DuckAssist cometa erros, especialmente quando tenta responder perguntas complexas, então os usuários que obtiverem respostas estranhas são convidados a compartilhar seus comentários anonimamente por meio do link fornecido na caixa de resumos.

O DuckDuckGo diz que, no primeiro período de teste, o DuckAssist só será ativado em consultas de usuários para as quais seus recursos limitados (por enquanto) podem fornecer respostas diretas.

“Você não deve esperar ver o DuckAssist em muitas de suas pesquisas ainda, mas a combinação de IA generativa e Wikipedia no DuckAssist significa que podemos aumentar muito o número de respostas instantâneas que podemos fornecer e, quando aparecer, provavelmente será ajudá-lo a encontrar as informações que deseja mais rápido do que nunca.” – DuckDuckGo.

Quanto ao anonimato da consulta de pesquisa, que está no centro dos valores do DuckDuckGo, a empresa garante que o DuckAssist está totalmente integrado ao seu mecanismo de pesquisa privado; portanto, as consultas do usuário ou o histórico de navegação não são registrados.

Alguns dados devem ser transmitidos para parceiros de conteúdo de pesquisa, como OpenAI e Anthropic, mas nenhuma informação de identificação pessoal ou endereço IP é compartilhado com essas entidades.

O DuckDuckGo diz que o DuckAssist será lançado gradualmente para os usuários nas próximas semanas e promete que este será o primeiro dos muitos recursos assistidos por IA que planeja lançar nos próximos meses.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.