EndeavourOS 22.1 Apollo lançado com Worm WM, e mais

O fundador do EndeavourOS, Bryan Poerwo, anunciou o lançamento do EndeavourOS 22.1 Apollo. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

Endeavor é uma distribuição Baseada no Arch Linux e que é considerada uma continuação do Antergos, um sistema que foi descontinuado recentemente.

A equipe de desenvolvimento surgiu a partir de desenvolvedores e membros da comunidade Antergos.

Agora, o fundador do EndeavourOS, Bryan Poerwo, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do EndeavourOS 22.1 Apollo como o mais novo instantâneo ISO desta distribuição GNU/Linux baseada em Arch Linux para as massas.

Novidades do EndeavourOS 22.1 Apollo

EndeavourOS 22.1 Apollo lançado com Worm WM, e mais
EndeavourOS 22.1 Apollo lançado com Worm WM, e mais

Sim, o Apollo desembarcou, quatro meses após o EndeavourOS Atlantis e três meses e meio após o EndeavourOS Atlantis Neo, cheio de melhorias no processo de instalação e na sessão ao vivo na tentativa de atrair mais usuários para este popular lançamento baseado em Arch Linux -liberação de distribuição.

Antes de tudo, vamos falar sobre os grandes recursos do EndeavourOS Apollo, que é alimentado pela mais recente e melhor série de kernel Linux 5.17 e pela série de pilha de gráficos Mesa 22.

Esta é a melhor combinação que você pode obter no momento se quiser suporte de hardware de última geração e desempenho em jogos.

Outra novidade nesta versão é a adição de um novo gerenciador de janelas chamado Worm e desenvolvido por um membro da comunidade EndeavourOS. Escrito em Nim, o Worm é um gerenciador de janelas leve para X11 que suporta os modos flutuante e lado a lado.

Bryan Poerwo disse que:

“Codic12 decidiu desenvolver este WM para satisfazer sua necessidade de um gerenciador de janelas leve que funcionasse bem com os modos flutuante e lado a lado e tivesse decorações de janela com botões minimizar, maximizar e fechar em qualquer layout desejado e que pudesse ser executado em um ambiente semi-incorporado. como o [Raspberry] Pi Zero. Ele implementa a maioria dos bits importantes das especificações EWMH e ICCCM, portanto, a maioria dos aplicativos deve funcionar bem.”

Além disso, as novas instalações do EndeavourOS agora terão o firewall FirewallD habilitado por padrão, um novo utilitário gráfico que permite aos usuários selecionar e instalar os aplicativos de que precisam, bem como uma ferramenta de linha de comando que ajuda os usuários da GPU NVIDIA a instalar o mais recente NVIDIA driver gráfico, incluindo os drivers herdados das séries 470 e 390.

Falando sobre novas instalações, o EndeavourOS Apollo traz uma experiência de instalação muito aprimorada que permite instalar ambientes gráficos Xfce e i3, instala o EndeavourOS Community Editions com seu gerenciador de login dedicado, adiciona um novo botão Info para instalações personalizadas e compacta arquivos em instalações Btrfs .

Claro, Calamares, instalador gráfico padrão do EndeavourOS, recebeu várias melhorias, e também há algumas correções em torno de espelhos para que você possa instalar a distribuição mais rapidamente.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o EndeavourOS 22.1 Apollo

Essa distribuição usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, o que significa que os usuários existentes receberão essas atualizações do mesmo sistema operacional, e assim será por toda a vida.

Para quem precisa fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do EndeavourOS 22.1 Apollo já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.