EndeavourOS Cassini Neo 22.12 lançado com o Kernel 6.1 LTS

Bryan Poerwo anunciou o lançamento do EndeavourOS Cassini Neo 22.12. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.

Endeavor é uma distribuição Baseada no Arch Linux e que é considerada uma continuação do Antergos, um sistema que foi descontinuado recentemente.

A equipe de desenvolvimento surgiu a partir de desenvolvedores e membros da comunidade Antergos.

Agora, o fundador do EndeavourOS, Bryan Poerwo, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do EndeavourOS Cassini Neo 22.12 como o mais novo instantâneo ISO desta distribuição GNU/Linux baseada em Arch Linux para as massas.

Novidades do EndeavourOS Cassini Neo 22.12

EndeavourOS Cassini Neo 22.12 lançado com o Kernel 6.1 LTS
Chegando menos de dois meses após o EndeavourOS Cassini, o lançamento do EndeavourOS Cassini Neo está aqui para aumentar a versão do kernel da agora obsoleta série Linux 6.0 para o Linux 6.1 LTS suportado a longo prazo para oferecer a você o melhor suporte de hardware possível, especialmente para a 12ª geração Máquinas Intel Arc, que agora devem inicializar a imagem ISO ao vivo e o sistema instalado.

Esta versão também vem com um instalador gráfico Calamares aprimorado que agora oferece suporte à criptografia ao escolher a opção “Substituir uma partição” na tela Partições e não deve mais travar ao não selecionar nenhuma das opções na tela Bootloader.

A versão de desenvolvimento do próximo lançamento do Calamares 3.3 é usada no EndeavourOS Cassini Neo.

Esta versão também melhora o suporte de instalação para máquinas mais lentas, melhora o suporte total de retomada/hibernação após a instalação em alguns sistemas e atualiza alguns componentes principais para suas versões mais recentes para corrigir vulnerabilidades de segurança divulgadas recentemente, especialmente no XOrg Server.

Para usuários ARM, a nova versão do EndeavourOS traz uma nova opção de instalação devido à demanda popular, ou seja, a capacidade de baixar a imagem EndeavourOS ARM e instalá-la com o comando dd ou o Raspberry Pi Imager.

Isso funciona para todos os hardwares ARM suportados, incluindo Raspberry Pi 4, Odroid N2 e PineBook Pro.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o EndeavourOS Cassini Neo 22.12

Os usuários existentes do EndeavourOS não precisam baixar a nova versão ISO para manter suas instalações atualizadas.

Se você estiver executando o EndeavourOS, tudo o que você precisa fazer para receber as atualizações mencionadas é executar o comando sudo pacman -Syu em um emulador de terminal ou usar seu gerenciador de pacotes gráfico favorito para aplicar as atualizações mais recentes.

Para quem precisa fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do EndeavourOS Cassini Neo 22.12 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.