Raspberry Pi Pico W SDK ganhou suporte inicial a Bluetooth

Em sua mais recente atualização, o Raspberry Pi Pico W SDK ganhou suporte inicial a Bluetooth, deixando ainda mais completo.

O Raspberry Pi Pico W é um pequeno computador de placa única de US$ 6 com microcontrolador RP2040 de baixa potência e um chip sem fio que suporta WiFi 4 (802.11n) e Bluetooth 5.2.

Mas quando o Pico W foi lançado no ano passado, apenas o WiFi era realmente utilizável, já que não havia suporte de software para a funcionalidade Bluetooth.

Agora, a Raspberry Pi lançou Pi Pico SDK versão 1.5.0 com suporte inicial para Bluetooth.

Raspberry Pi Pico W SDK ganhou suporte inicial a Bluetooth

Raspberry Pi Pico W SDK ganhou suporte inicial a Bluetooth
A funcionalidade Bluetooth ainda é considerada beta e pode ser um pouco complicada. Mas este lançamento abre caminho para um “lançamento real” no futuro.

Esta versão beta inclui suporte para Bluetooth Low Energy e tecnologia clássica Bluetooth, permitindo que o Raspberry Pi Pico W use o protocolo Bluetooth para se comunicar com outros dispositivos próximos.

Os aplicativos de amostra incluem a capacidade de conectar um teclado, mouse ou outros periféricos Bluetooth ou enviar informações como temperatura da placa para outros dispositivos sem fio.

O Raspberry Pi está explorando a implementação de código aberto BTStack da pilha Bluetooth. O desenvolvedor do BTStack, BlueKitchen, diz que o software é gratuito para uso não comercial, mas requer uma licença para aplicativos comerciais.

Mas o Raspberry Pi diz que licenciou o BTStack para “uso mais permissivo no RP2040“, sugerindo que os desenvolvedores poderão vender projetos baseados no Raspberry Pi Pico W que incorporam Bluetooth. Você pode querer esperar até que saia da versão beta antes de fazer isso.

Ou você pode pegar um clone do Raspberry Pi Pico W como o Banana Pi BPI-PicoW-S3, que suporta Bluetooth desde que foi lançado no outono passado.

a

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.