FaceTime um padrão aberto? Será que Steve Jobs Mentiu?

Quando Steve Jobs apresentou o FaceTime, o software da Apple de vídeo chamadas que vem no iPhone,  iPad e iPod Touch, a maior cartada que ele deu no anúncio foi dizer que a Apple faria do FaceTime um padrão abertao. Mais de um ano depois e isso ainda não aconteceu. Teria Steve Jobs mentido sobre isso?

Há certamente uma possibilidade de que FaceTime pode ainda ser ratificada como um padrão aberto. Talvez Steve tenha errado apenas quando deu datas e medidas concretas para abrir o protocolo. Talvez isso possa aconteçer um dia depois eu publicar essa matéria em meu blog. Mas, independentemente do motivo, estamos presos aqui depois de mais de um ano do lançamentop do FaceTime e o protocolo só funciona estritamente em dispositivos da Apple. Mais ainda, nenhum organismo de normalização avaliou nenhuma especificação do protocolo FaceTime.

Um padrão aberto para a videoconferência seria uma coisa muito útil: ele se tornaria muito mais fácil para zilhões de aplicativos e dispositivos para incluir videoconferência e bate-papo fora do universo Apple. Seria também, potencialmente, uma coisa muito útil para a Apple, mesmo que apenas por marketing. Além disso, Apple não é contra a terceirização de coisas abertas, como é o caso é o motor de redenrização web open source Webkit, ele roda no seu navegador web Safari e agora é usado por muitos outros, incluindo o Google, no seu próprio browser Chrome.

Talvez a Apple simplesmente vá tentar abrir FaceTime porque é uma grande corporação com muitas placas para manter girando. E, claro, não poderia haver uma razão mais cínica:  Manter o FaceTime fechado ajuda a vender dispositivos da Apple em um efeito típico de rede. Você pode ser mais provável puxaria seus amigos e familiares para comprar um iPhone, se falar com eles via FaceTimessa fosse a única maneira de contato.

Mas, novamente, talvez a Apple iria vender mais iPhones se eles tivessem o recurso de “bate-papo de vídeo fácil e gratuito com dispositivos Apple e um monte de outros dispositivos” em vez de apenas o recurso de “bate-papo de vídeo fácil e gratuito com os dispositivos da Apple.”

Independentemente de qualquer julgamento “moral”, se a razão cínica é verdade, por que Steve Jobs prometeu abrir o FaceTime em primeiro lugar?

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.