Fairphone 4 agora pode executar o Android 13 com microG

Para a alegria dos usuários que priorizam a segurança e a privacidade, o Fairphone 4 agora pode executar o Android 13 com microG.

Enquanto não havia um lançamento oficial do LineageOS 20 baseado no Android 13 (que saiu recentemente), os mantenedores do LineageOS têm trabalhado arduamente na criação e vários desenvolvedores lançaram compilações não oficiais nesse meio tempo.

Se você possui um Fairphone 4 e está ansioso para experimentar o sabor LineageOS do Android 13 com alguns extras adicionais, bem, agora você pode.

Fairphone 4 agora pode executar o Android 13 com microG

Fairphone 4 agora pode executar o Android 13 com microG
Fairphone 4 agora pode executar o Android 13 com microG

Para aqueles que talvez não conheçam o Fairphone 4, é um smartphone de gama média oferecido pela empresa Fairphone, com sede em Amsterdã, que se destaca da multidão típica do Android devido ao seu design fácil de consertar.

Ele foi lançado em 2021 com o Android 11 pré-instalado, e embora a empresa tenha prometido duas grandes atualizações do Android, o Fairphone 4 ainda não experimentou o Android 12 por meio do canal oficial.

Seja como for, o telefone agora recebeu uma versão não oficial do LineageOS 20 com microG e F-Droid, graças ao XDA JMember tfbb, com contribuições significativas da comunidade WeAreFairphone.

Como este não é um lançamento oficial, esperamos que algumas coisas não funcionem e alguns bugs apareçam ocasionalmente. Até agora, fomos informados de que o LED de notificação pode apresentar erros de tempos em tempos, mas o restante da compilação é bastante estável.

Para experimentar esta versão não oficial do LineageOS‌ 20 em seu Fairphone 4, tudo o que você precisa é de um bootloader desbloqueado e uma recuperação personalizada instalada em seu telefone.

Felizmente, o desenvolvedor também forneceu uma imagem de recuperação do LineageOS para simplificar o processo de atualização.

Mas antes de prosseguir e atualizar a ROM no seu dispositivo, certifique-se de fazer um backup dos seus dados antes de iniciar o processo ou poderá perdê-los durante a instalação.

Lembre-se de que esta não é a primeira ROM personalizada do Android 13 para o Fairphone 4. O projeto CalyxOS, por exemplo, adicionou o Fairphone de quarta geração em sua lista de construção há alguns meses.

No entanto, uma versão LineageOS pré-compilada com suporte microG integrado é enorme para os usuários Fairphone preocupados com a privacidade, que não querem sacrificar a personalização por uma questão de segurança.

Fairphone 4 agora pode executar o Android 13 com microG
Fairphone 4 agora pode executar o Android 13 com microG

O MicroG permite que aplicativos Android acessem réplicas de interfaces de programação de aplicativos (APIs) fornecidas pelo Google Play Services, incluindo as APIs associadas ao Google Play, Google Maps e aos recursos de geolocalização e mensagens do Google.

Ao contrário do Google Play Services, o MicroG não rastreia a atividade do usuário no dispositivo, e os usuários podem habilitar e desabilitar seletivamente recursos específicos da API.

Embora o Google inicialmente tenha lançado o sistema operacional Android como software de código aberto em 2007, a empresa gradualmente substituiu alguns dos componentes de código aberto do Android por software proprietário conforme o Android crescia em popularidade.

Marvin Wißfeld, um desenvolvedor de software alemão, criou o projeto NOGAPPS em 2012 como um substituto gratuito e de código aberto para o Google Play Services, o software de sistema de código fechado do Google que foi pré-instalado em quase todos os dispositivos Android.

O projeto NOGAPPS tornou-se MicroG em 2016.

Enfim, baixe o LineageOS 20 não oficial baseado no Android 13 com microG e F-Droid para o Fairphone 4, acessando este endereço.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.