Fedora 32 irá ativar o suporte ao FSTRIM por padrão

Para ajudar no desempenho e no nível de desgaste no armazenamento de cartões NVMe, SSD e SD, finalmente, o Fedora 32 irá ativar o suporte ao FSTRIM Por padrão.

Em dezembro, havia a proposta de finalmente ativar o FSTRIM por padrão para o Fedora 32, beneficiando o armazenamento em mídias de estado sólido (SSD).

Fedora 32 irá ativar o suporte ao FSTRIM por padrão
Fedora 32 irá ativar o suporte ao FSTRIM por padrão

Agora, a aprovação formal foi dada pelo Fedora Engineering and Steering Committee (Comitê de Engenharia e Direção do Fedora) para prosseguir com esta mudança há muito esperada.

Fedora 32 irá ativar o suporte ao FSTRIM por padrão

A mudança é ativar a unidade systemd fstrim.timer por padrão para executar o FSTRIM semanalmente nos sistemas de arquivos EXT4/XFS/Btrfs/F2FS em execução em dispositivos de armazenamento baseados em flash.

Acontece que com o tempo, alguns usuários experimentam lentidão em determinados dispositivos de armazenamento flash. Isso pode ser aliviado com a emissão de um comando fstrim periódico no sistema de arquivos montado.

O FSTRIM é usado para notificar os dispositivos de armazenamento subjacentes sobre blocos não utilizados para nivelamento de desgaste e manuseio mais eficiente. Obviamente que dispositivos e sistemas de arquivos que não suportam fstrim não são afetados.

As versões existentes do Fedora podem ativar o suporte via systemctl enable fstrim.timer. Ao iniciar o lançamento do Fedora 32 em abril deste ano, ele será ativado por padrão.

Ao ativar o arquivo da unidade systemd fstrim.timer existente por padrão, causará a execução semanal do fstrim.service. Este serviço atua apenas em sistemas de arquivos montados listados no fstab.

No hardware suportado (por exemplo, a maioria das unidades SD Card, SSD e NVMe), armazenamento thin provisionado LVM e sistemas de arquivos (por exemplo, ext4, XFS, Btrfs, f2fs, VFAT), o fstrim informará o firmware do dispositivo de armazenamento físico subjacente sobre blocos não utilizados.

Essa dica pode tornar o nivelamento de desgaste e a eliminação de blocos mais eficientes.

Alguns dispositivos não suportam “queued trim” (ajuste na fila)” e pode haver uma breve pausa (segundos), pois o firmware da unidade atua na emissão do comando. É esperado que a maioria dos usuários não perceba isso.

O FSTRIM recebeu aprovação na reunião da segunda-feira (13/01/2020) do FESCO, juntamente com a alteração do uso de alternativas de atualização em cc e c para facilitar a inclusão de compiladores alternativos.

Ao que tudo indica, o Fedora 32 está se preparando para ser outro grande lançamento. Fiquem de olho nas novidades!

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!