Fedora pretende fornecer um pacote XWayland independente para usuários

Para mante compatibilidade e facilitar o desenvolvimento do sistema, o projeto Fedora pretende fornecer um pacote XWayland independente para usuários.

Com o servidor X.Org se tornando “abandonware”, mas ao mesmo tempo a parte upstream do XWayland da base de código continuando a ser trabalhada, os desenvolvedores do Fedora na Red Hat estão procurando dividir o XWayland em seu próprio pacote autônomo para facilitar o envio sem ter que usar o resto da base de código do servidor xorg.

Fedora pretende fornecer um pacote XWayland independente para usuários

Fedora pretende fornecer um pacote XWayland independente para usuários
Fedora pretende fornecer um pacote XWayland independente para usuários

Na Wike, eles afirma que:

“As versões upstream do Xorg estão presas ao branch atual 1.20 por anos, sem nenhuma atualização importante futura previsível.”

“Mas o Xwayland, o servidor X11 para Wayland, está recebendo muitas atualizações upstream.”

“O Xwayland não possui driver dependente de dispositivo carregado em tempo de execução, não carrega nenhum módulo, portanto, não é limitado pelo controle de versão da API do Xorg como o resto do Xorg.”

“Então, tecnicamente, não há nada que nos impeça de ter o Xwayland como um pacote independente separado construído no git master, enquanto o resto do xorg-x11-server vem da árvore estável upstream.”

“Essa mudança é sobre mover o Xwayland para um pacote separado do resto do Xorg, construído a partir de instantâneos git do código atual upstream, em vez do branch estável.”

Assim, embora os desenvolvedores da Red Hat tenham trabalhado anteriormente para gerenciar as versões do X.Org Server, não há muito lado positivo nisso atualmente e eles preferem enviar um pacote XWayland independente para usuários do Fedora em vez de passar pelo processo de novas versões do servidor xorg.

O XWayland é bastante independente e não tem as dores de cabeça de API do resto do Servidor X.Org nem outros obstáculos importantes.

Portanto, o pacote autônomo do XWayland funcionaria com um servidor X.Org estável instalado.

O plano continuaria usando os pacotes estáveis ​​do X.Org Server disponíveis no Fedora, mas o pacote XWayland rastrearia o estado do Git mais recente.

Esta mudança deve ser de grande benefício, particularmente para aqueles que usam o XWayland para rodar jogos Linux no ambiente GNOME Shell Wayland padrão da estação de trabalho Fedora.

Muitas melhorias podem ser encontradas no código XWayland do mestre Git que ainda não apareceu em uma versão estável ou não.

Entre os trabalhos atualmente encontrados no código XWayland mais recente estão melhorias sem rasgar, suporte ao initfd, melhor manipulação do RandR e outras otimizações.

Mais detalhes sobre essa mudança planejada no Fedora Wiki.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.