FFmpeg 5 lançado com novos codificadores, decodificadores, muxers e mais

O projeto FFmpeg lançou o FFmpeg 5 com novos codificadores, decodificadores, muxers e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

FFmpeg é uma ferramenta muito poderosa com a qual podemos realizar muitas tarefas relacionadas a vídeo e áudio, e que também permite gravar a tela do nosso PC.

O software é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.

Agora, o projeto FFmpeg lançou uma nova versão principal de seu framework multimídia que é usado por vários jogos e aplicativos, o FFmpeg 5.

Novidades do FFmpeg 5

FFmpeg 5 lançado com novos codificadores, decodificadores, muxers e mais
FFmpeg 5 lançado com novos codificadores, decodificadores, muxers e mais

Cerca de nove meses após o lançamento do FFmpeg 4.4 Rao, o FFmpeg 5.0 Lorentz chegou para apresentar vários novos codificadores e decodificadores, como o codificador ADPCM IMA Westwood, o decodificador ADPCM IMA Acorn Replay, o codificador Apple Graphics (SMC), Decodificador MSN Siren, decodificador de imagem GEM Raster, decodificador speex, codificador bitpacked, bem como codificador VideoToolbox ProRes.

Novos muxer e demuxers também estão presentes nesta versão principal, incluindo o muxer de formato bitstream AV1 Low overhead, demuxer Argonaut Games CVG, muxer Argonaut Games CVG, muxer Westwood AUD e um demuxer IMF experimental.

Entre outras mudanças notáveis, o FFmpeg 5.0 adiciona suporte para o protocolo Concatf, suporte para segmentação de fatias swscale, um analisador amr, aceleração de hardware VideoToolbox VP9 e ProRes, suporte loongarch e empacotador RTP para vídeo não compactado (RFC 4175).

O FFmpeg 5.0 também apresenta vários novos filtros de áudio e vídeo. Os filtros de áudio recém-adicionados incluem filtro de áudio aspectralstats, filtro de áudio adynamicsmooth, filtro de áudio adynamicequalizer, filtro de áudio anlmf, filtro de áudio asdr, filtro de áudio apsyclip, filtro de áudio afwtdn, filtro de áudio adecorrelate e filtro de áudio atilt.

Os filtros de vídeo recém-adicionados incluem filtro de vídeo varblur, filtro de vídeo limitdiff, filtro de vídeo xcorrelate, filtro de vídeo de huesaturation, filtro de vídeo de fonte de espectro de cores, filtro de vídeo scharr, filtro de vídeo morpho, filtro de vídeo grayworld, filtros de vídeo hsvkey e hsvhold e filtro yadif_videotoolbox.

Outros novos filtros incluídos na versão FFmpeg 5.0 são o filtro libplacebo, filtros (a)latency, filtros de segmento de áudio e vídeo, bem como filtros vflip_vulkan, hflip_vulkan e flip_vulkan.

Para saber mais sobre o FFmpeg 5, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do FFmpeg nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o framework multimídia FFmpeg no Linux via Snap
Como instalar a versão mais recente do FFmpeg no Linux Debian, Ubuntu e Fedora
Como codificar vídeo H.265 usando FFmpeg no Linux (4K e 8K)

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.