Firefox 121 beta traz suporte ao Wayland ativo por padrão no Linux

Agora que o Firefox 120 foi lançado, o Firefox 121 entrou em beta. Confira as novidades que virão nessa futura versão.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, com o lançamento do Firefox 120, os desenvolvedores da Mozilla estão agora concentrando seus esforços no próximo lançamento, Firefox 121, que foi promovido ao canal beta para testes beta públicos.

Novidades do Firefox 121 beta

Firefox 121 beta traz suporte ao Wayland ativo por padrão no Linux
Firefox 121 beta traz suporte ao Wayland ativo por padrão no Linux

Como estamos nos preparando para o ano do desktop Wayland, o Firefox 121 promete boas notícias para usuários Linux ao habilitar o suporte Wayland por padrão em vez do XWayland.

Essa mudança permitirá suporte para gestos de touchpad/touchscreen, configurações de DPI por monitor, melhor desempenho gráfico e muito mais.

No entanto, a Mozilla observa o fato de que, devido às limitações atuais do protocolo Wayland, o Firefox exigirá uma interação extra do usuário ou um ajuste no shell ou no ambiente de desktop para janelas Picture-in-Picture, recomendando que os usuários do GNOME usem o PiP na parte superior e o KDE.

Os usuários do Plasma definem uma regra de janela especial nas configurações.

Também para usuários Linux, a Mozilla agora cria pacotes DEB junto com o pacote binário para Firefox, permitindo que usuários Ubuntu/Debian instalem a versão mais recente do navegador de código aberto em seus sistemas.

A Mozilla anunciou recentemente seu próprio repositório de pacotes DEB para Firefox Nightly, então podemos ver isso migrado para compilações estáveis ​​com o próximo lançamento do Firefox.

Fora isso, o próximo lançamento do Firefox promete permitir aos usuários sublinhar links em sites. Segundo a Mozilla, esse recurso pode ser útil para pessoas com acromatopsia.

Além disso, o recurso Cookie Banner Blocker parece estar habilitado em outros países e o recurso Ações Rápidas na Barra de Endereços está novamente presente em versões beta.

Para desenvolvedores web, o Firefox 121 promete um Firefox Debugger aprimorado que introduz uma nova opção para desabilitar o depurador; palavra-chave na página atual, adiciona suporte para palavras-chave suspensas e de cada linha à propriedade CSS text-indent e adiciona suporte para text-wrap: balance para melhorar a aparência de pequenos blocos de texto de várias linhas.

Além disso, o Firefox 121 finalmente adicionará suporte para o seletor :has(), adicionará suporte para a eliminação de chamadas finais na linguagem WebAssembly para melhorar o suporte para linguagens funcionais e adicionará suporte para iframes de carregamento lento (