Fwupd 1.8.10 lançado com suporte ao teclado Launch Heavy

Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8.10 com suporte ao teclado Launch Heavy, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware

Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.8.10 como mais um lançamento pontual para a última série estável fwupd 1.8.

Novidades do Fwupd 1.8.10

Fwupd 1.8.10 lançado com suporte ao teclado Launch Heavy
Fwupd 1.8.10 lançado com suporte ao teclado Launch Heavy

Com o Fwupd 1.8.10, agora há suporte para o teclado System76 Launch Heavy adicionado, a versão maior do teclado interno do System76 com firmware de código aberto. Fwupd 1.8.10 também adiciona suporte para o laptop StarBook Mk VI, bem como o módulo Quectel RM520 5G IoT.

Algumas novidades também chegaram nesta atualização, como um analisador de firmware PE/COFF que promete permitir a leitura de dados coSWID SBoM, a capacidade de despejar chips CFI SPI usando dispositivos como CH341a, além de suporte para dados FDT na funcionalidade HWIDs .

As melhorias usuais também estão presentes, começando com uma melhor compatibilidade de análise FDT com novas imagens OpenBMC, a capacidade de sempre pesquisar dados uSWID SBoM em uma imagem de firmware, melhorias significativas na inicialização do ChromeOS ao usar diretórios remotos e a capacidade de verificar o Synaptics RMI assinatura em mais casos.

Com esta versão, fwupd não permite mais arquivos de gabinete compactados LZX, adiciona de volta um eMMC GUID herdado para corrigir uma regressão, não chama mais grub2-probe sem argumentos, respeita os caminhos solicitados pelo usuário para o ESP, mesmo que não haja volumes presentes, e fallbacks para a soma de verificação se o artefato de metadados for inválido.

Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8.10 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Fwupd

A lista crescente de dispositivos suportados pelo Fwupd e pelo Linux Vendor Firmware Service pode ser encontrada em fwupd.org.

Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.8.9 agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.