Fwupd 1.8.2 lançado com suporte para firmware OptionROM, CPD e FPT

Richard Hughes anunciou o lançamento do FWUPD 1.8.2 com suporte para firmware OptionROM, CPD e FPT. Confira as novidades dessa atualização.

O Fwupd/LVFS alcançou muitas conquistas nos últimos anos, com o envolvimento de mais fornecedores de hardware, os dispositivos do Google começando a exigir que seus parceiros forneçam atualizações compatíveis com o Fwupd/LVFS e outras melhorias de suporte de hardware.

Ele é um novo recurso e atualização de manutenção para a ferramenta número um do Linux para atualizar o firmware do seu hardware. Um utilitário para atualização de vários componentes de firmware/BIOS nativamente no Linux e integração com o Linux Vendor Firmware Service (LVFS) para a fácil distribuição das referidas imagens de firmware

Agora, Richard Hughes, o criador original e atual mantenedor do serviço Linux Vendor Firmware Service (LVFS), anunciou o lançamento do fwupd 1.8.2 como o segundo lançamento pontual para a última série estável fwupd 1.8 deste daemon de sistema de código aberto para atualização firmware em sistemas Linux.

Novidades do Fwupd 1.8.2

Fwupd 1.8.2 lançado com suporte para firmware OptionROM, CPD e FPT
Fwupd 1.8.2 lançado com suporte para firmware OptionROM, CPD e FPT

Chegando um mês e meio após o fwupd 1.8.1, o lançamento do fwupd 1.8.2 está aqui para introduzir suporte para os formatos de firmware OptionROM, CPD e FPT, que serão usados ​​para atualizar futuros hardwares que suportam esses formatos em sua distribuição Linux.

O Fwupd 1.8.2 também adiciona suporte para novos dispositivos, incluindo mouse sem fio Corsair HARPOON RGB, Genesys M27fd AIM101, dispositivos U-Boot gravando imagens FIT simples, System76 launch_2, mais dispositivos sem fio PixArt, bem como mais Steelseries HID, Sonic e Fizz dispositivos.

Outra novidade é o perfil de inicialização, que torna a inicialização do daemon muito mais rápida, HostVendor para a interface D-Bus, um auxiliar de conversão para plugins fora da árvore e tamanho instalado reduzido devido à construção dos arquivos quirk no binário do daemon.

Entre outras mudanças dignas de nota, o fwupd agora suporta hashes SHA256 fastboot se especificado, moderniza o plug-in AMT e divide a funcionalidade MEI comum, permite que discos UFS definam o status assinado nos metadados, suporta instalação forçada do firmware Genesys, mesmo que a chave pública o faça não corresponde, permite que mais entradas peculiares adicionem vários itens e permite que os clientes front-end leiam a porcentagem.

Além disso, o fwupd 1.8.2 introduz uma conexão automática ao dispositivo de rede Redfish ao reinicializar o BMC, não gera mais um cabeçalho de cápsula para o FMP GUID, corrige uma regressão para dispositivos usando o carregador de inicialização Atmel FLIP e melhora o comando de segurança fwupdtool quando usado com uma lista de permissões de plug-in especificada pelo usuário.

Mais detalhes sobre o lançamento do FWUPD 1.8.2 podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Fwupd

Integradores de sistema operacional Linux e usuários avançados que gostam de compilar software por conta própria podem fazer o download do fwupd 1.7.7 agora mesmo na página do projeto no GitHub.

Todos os outros devem esperar por este lançamento nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas antes de atualizar.

E, para instalar a versão mais recente do Fwupd nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o GNOME Firmware no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.