E foi lançado o GameMode 1.5 com melhor suporte ao uso de gráficos integrados. Confira as novidades dessa importante ferramenta gamer.
Se você é um ferrenho gamer do Linux, provavelmente já tem um monte de otimizações na sua plataforma de jogos para obter o melhor desempenho de jogo possível, mas os novatos podem usar a ferramenta GameMode da Feral Interactive para instruir a CPU de seus computadores para trabalharem no modo ‘Performance’ ao rogar jogos.
A ferramenta GameMode consiste em uma combinação de daemon e biblioteca que permite definir várias otimizações de desempenho para serem temporariamente aplicadas ao seu computador com Linux, antes de tentar rodar um jogo.
Em resumo, o GameMode é um pequeno combo de daemon/lib para Linux que permite que os jogos solicitem temporariamente que o regulador de escala de frequência do seu processador esteja configurado para um modo ‘performance’.
O GameMode, o daemon de código aberto liderado pela editora de jogos Feral Interactive para otimizar dinamicamente o desempenho do sistema Linux durante a execução de jogos, foi lançado recentemente com a versão 1.5 como a mais nova atualização de recursos.
Novidades do GameMode 1.5
Com o GameMode 1.5 da Feral, a grande mudança que os usuários enfrentam é para aqueles que executam gráficos integrados.
Em uma mudança liderada por um desenvolvedor de driver gráfico de código aberto da Intel, o GameMode agora suporta a configuração de um regulador de escala de frequência da CPU alternativo para casos de uso de gráficos integrados.
Até o momento, o GameMode optou por usar sempre o controlador de escala de frequência da CPU “desempenho” para obter normalmente o melhor desempenho, mas para gráficos integrados que, em algumas situações, podem levar a um desempenho inferior.
Devido aos gráficos integrados e aos núcleos da CPU que compartilham o mesmo envelope de energia, aumentar o desempenho da CPU pode desequilibrar o desempenho dos gráficos e, pelo menos em alguns jogos, reduzir o desempenho.
Portanto, com o GameMode 1.5, o usuário agora pode optar por “powersave” ou um governador alternativo ao usar uma iGPU.
O GameMode 1.5 também possui novas APIs de barramento D baseadas em PIDFD e outras correções e pequenas melhorias.
- Como instalar o compressor de imagens Curtail no Linux via Flatpak
- Como instalar o navegador de mídia pwall no Linux via Flatpak
- Como instalar o Upscayl no Linux
- Como instalar o editor de dados de imagens EXIF ReName no Linux
Como instalar ou atualizar o GameMode 1.5
Aqueles que querem experimentar o GameMode como a maneira mais fácil de otimizar seu sistema para jogos no Linux podem encontrar a versão 1.3 através do GitHub.
Para fazer isso, até que os pacotes nativos do Linux estejam disponíveis nos repositórios de software, você primeiro terá que instalar o GameMode em sua distribuição Linux favorita seguindo as instruções de instalação fornecidas pela Feral Interactive no GitHub,
Para mais detalhes sobre esse software leia esse outro artigo:
Feral Interactive lançou uma ferramenta para otimizar jogos no Linux