GNOME 3.33.90 lançado e agora entrou em congelamento de recursos

O projeto GNOME lançou o GNOME 3.33.90, que agora, entrou em congelamento de recursos. Confira os detalhes desse release e o que vem por aí até a versão final.

O GNOME 3.34 será o próximo grande lançamento desse popular ambiente de trabalho para sistemas operacionais baseados em Linux, que deverá chegar às ruas no final deste ano em 11 de setembro.

GNOME 3.33.90 lançado e agora entrou em congelamento de recursos
GNOME 3.33.90 lançado e agora entrou em congelamento de recursos

Durante todo o seu ciclo de desenvolvimento, o GNOME 3.34 será desenvolvido sob o guarda-chuva do GNOME 3.33.x.

Agora, mesmo chegando um dia antes do planejado, o GNOME 3.33.9 está agora disponível como o último instantâneo da jornada para o GNOME 3.34 em setembro.

Novidades do GNOME 3.33.90

Como dito antes, o lançamento do GNOME 3.34 beta (v3.33.90) chegou um dia antes do planejado e também marca o ponto em que o congelamento de recursos entra em vigor, juntamente com as mudanças na interface do usuário e nenhuma quebra de API/ABI.

Algumas das novas mudanças com o beta do GNOME 3.34 incluem:

  • O software de câmera web Cheese mudou para o sistema Meson, junto com a visualização de uma nova janela de atalhos de teclado e outros aprimoramentos;
  • O navegador da Web Epiphany adicionou um item de menu de contexto do seletor de emojis, suporte a Alt + Enter para abrir páginas em novas guias, a composição acelerada sob demanda é habilitada por padrão novamente, habilita a caixa de proteção do processo da Web Bubblewrap e outras melhorias;
  • A Glib adicionou suporte para a Plataforma Universal do Windows, entre outras melhorias do Windows. Também houve correções de segurança e outros itens abordados com essa biblioteca;
  • O GNOME Initial Setup possui suporte inicial para suporte à instância do usuário systemd;
  • O GNOME Maps agora restaurará o último local visualizado de quando o aplicativo foi fechado pela última vez;
  • Muitas correções de bugs no GNOME Music;
  • O Daemon do GNOME Settings agora envia arquivos do serviço do usuário systemd para todos os plug-ins;
  • O Daemon do GNOME Settings também moveu todos os serviços para não usar o backend do GDK X11 por mais tempo, com exceção do código xsettings;
  • O Libsoup adicionou suporte para extensões do WebSocket;
  • A grande atualização do Pango;
  • O Simple-Scan mudou seu nome visível ao usuário para o GNOME Document Scanner.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

GNOME 3.33.90 chegou! Próximos lançamentos

Um segundo GNOME 3.34 Beta é esperado no final deste mês, o GNOME 3.34 release candidate em 4 de setembro, e o ideal é ver o GNOME 3.34.0 estável disponível em 11 de setembro.

Como obter o ambiente de área de trabalho do GNOME 3.33.4

O código está agora disponível neste endereço, mas não é recomendável instalar o ambiente fazendo a compilação dele (a menos que você saiba realmente o que está fazendo).

O GNOME não oferece um repositório especial para instalar seu ambiente gráfico como a Comunidade KDE faz para o seu Plasma, então é melhor esperar pelo lançamento oficial através da sua distribuição.

Em breve, os pacotes dessa versão do Gnome chegam aos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita. Quando isto acontecer, basta atualizar seu sistema.

Via Phoronix

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO