GNOME 41.5 lançado com várias correções de bugs

O Projeto GNOME anunciou o lançamento oficial do GNOME 41.5 com várias correções de bugs, e mais. Confira as novidades dessa atualização.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o Projeto GNOME lançou o GNOME 41.5 como o quinto lançamento pontual da mais recente e melhor série de ambientes de desktop GNOME 41 para corrigir mais bugs, atualizar traduções e adicionar algumas melhorias.

Novidades do GNOME 41.5

GNOME 41.5 lançado com várias correções de bugs
GNOME 41.5 lançado com várias correções de bugs

Sim. O GNOME 41.5 chegou com várias correções de bugs para alguns dos aplicativos no GNOME Stack, bem como componentes principais.

O GNOME 41.5 inclui o Nautilus (Files) 41.5 com estilo HighContrast aprimorado e arrastar e soltar, Mutter 41.5 com a capacidade de forçar o back-end EGLStream e usar vários pares DnD X11 para melhorar o arrastar e soltar de um cliente X11 para um Wayland nativo cliente, bem como GNOME Software 41.5 com suporte de rolagem por roda do mouse desabilitado no carrossel em destaque e páginas de detalhes atualizadas para mostrar aplicativos fornecidos na linha de comando.

Como esperado, o componente GNOME Shell recebeu muita atenção durante este ciclo. Enquanto o GNOME Shell 41.4 melhora eventos de calendário para fusos horários personalizados, indicador de localização fora de sincronia, um problema de tempo na tela de login, navegação pelo teclado para janelas/aplicativos na Visão geral de atividades e compatibilidade de sombreador lightbox com drivers mais antigos, o GNOME Shell 41.5 release corrige falhas na transição da visão geral das atividades, barra superior sem resposta na visão geral das atividades quando em tela cheia e abertura das configurações do dispositivo para redes WPA corporativas.

Além disso, a extensão Window List também foi atualizada nesta versão, para a versão 41.2, com rastreamento de janela aprimorado para evitar ícones ausentes, o visualizador de documentos do Evince foi atualizado para a versão 41.4 para corrigir uma falha que ocorreu quando a extração de miniaturas demorou demais long, e o visualizador de imagens Eye of GNOME foi atualizado para a versão 41.2 para corrigir a descoberta do aplicativo Evince para imagens de várias páginas.

A próxima atualização planejada para a série de ambientes de desktop GNOME 41, GNOME 41.6, está agendada para meados de abril de 2022.

Enquanto isso, esperamos que o Projeto GNOME revele a principal série de ambientes de desktop GNOME 42 na próxima quarta-feira, 23 de março, que introduziu vários novos recursos e melhorias.

Com instalar

Se você deseja compilar o GNOME 41.5 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.

A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 41.5 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para os pacotes 41.5, se você já estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME 41 mais recente, e atualize o mais rápido possível.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME 41 a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.