GNOME 45.3 lançado com correções de bugs e algumas melhorias

O Projeto GNOME anunciou o lançamento do GNOME 45.3 com correções de bugs e algumas melhorias. Confira as novidades dessa atualização.

O GNOME é o ambiente padrão do Ubuntu e de várias outras distribuições Linux. Muitas vezes, os usuários o usam e nem ao menos sabem seu nome porque ele simplesmente já vem instalado e funciona bem.

Agora, o Projeto GNOME lançou o ambiente de desktop GNOME 45.3.

Novidades do GNOME 45.3

GNOME 45.3 lançado com correções de bugs e algumas melhorias
GNOME 45.3 lançado com correções de bugs e algumas melhorias

Sim. O Projeto GNOME lançou o GNOME 45.3 como a terceira atualização da mais recente série de ambientes de desktop GNOME 45 “Riga” para corrigir mais bugs e também adicionar algumas melhorias para os fãs do desktop GNOME.

Vindo cinco semanas após o GNOME 45.2, a atualização do GNOME 45.3 introduz uma nova versão (45.3) da janela Mutter e do gerenciador de composição que força melhor o EGLStream, um mecanismo que transfere eficientemente uma sequência de quadros de imagem de uma API para outra, com o proprietário da NVIDIA driver gráfico.

O Mutter 45.3 também corrige o manuseio do modo relativo para tablets, adiciona suporte para sincronização de geometria somente quando uma janela é mapeada, melhora a seleção devido a alterações de transformação para que a seleção real seja adiada para acontecer no máximo uma vez por quadro e, portanto, se aplica a todos dispositivos apontadores, o que permite acionar a repick de forma mais genérica.

Além disso, a versão Mutter 45.3 melhora o suporte ao cliente Wayland adicionando um novo método make_desktop(), corrige artefatos ocasionais na parte superior das janelas X11 em tela cheia e corrige a cor de fundo em torno das imagens de fundo.

O aplicativo Configurações (GNOME Control Center) recebeu a capacidade de compartilhar redes WPA3 (SAE) com código QR, ocultar o ícone do código QR quando a conexão de rede não for bem-sucedida e fechar o editor de rede ao usar nm-connection-editor não nativo no painel Rede.

Ele também melhora a visualização do plano de fundo e o desempenho do seletor no painel Plano de fundo, a capacidade de mostrar o formato de medição de visualização para o local atual no painel Região e atualiza o estado mudo ao definir o controle do mixer para um stream no painel Som.

O GNOME Shell 45.3 também está incluído na atualização do GNOME 45.3 com a capacidade de usar qualquer tecla Enter (no teclado numérico ou teclado principal) para fazer uma captura de tela, formatação aprimorada de erros de extensão, bem como correções para o botão giratório no Variante de estilo light e corrupção de memória ao remover a classe de estilo “”.

O aplicativo GNOME Maps também foi atualizado para a versão 45.3 para corrigir um bug que impedia a exibição do navegador POI em alguns casos.

O mesmo vale para o software GNOME, que agora reconhece links nas descrições de atualização de pacotes, carrega páginas de categorias muito mais rapidamente e corrige um impasse ao cancelar uma atualização de aplicativo.

Também incluído na versão GNOME 45.3 está o navegador Epiphany (GNOME Web) 45.2, que reverte uma correção para URLs que não são encontrados ao pesquisar o histórico porque interrompeu a pesquisa por títulos de páginas, bem como correções para um vazamento de erro de serviço de sincronização, uma corrupção de memória e um problema com a ajuda do usuário que não abre para alguns usuários.

Por fim, a atualização do GNOME 45.3 inclui o leitor de tela Orca 45.2 com uma correção para um bug que fazia com que os usuários ficassem presos na barra de menu durante a navegação por cursor, o visualizador de imagens Eye of GNOME 45.2 com appdata atualizado e o servidor de mídia Rygel 0.42.5 com correções para um problema com dispositivos que não suportam o protocolo DLNA 1.51 e um problema com dispositivos Raumfeld que não suportam o formato de arquivo OGG.

Para saber mais sobre essa versão do GNOME, acesse a nota de lançamento.

Com instalar

Se você deseja compilar o GNOME 45 você mesmo, pode usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream, que pode ser baixado aqui, ou os pacotes de fontes individuais aqui.

A maioria dos usuários será capaz de atualizar/instalar e usar o ambiente de desktop GNOME 45.3 em algum momento nas próximas semanas, quando os pacotes chegarem aos repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições mais populares, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

Enquanto isso, verifique os repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para os pacotes dessa atualização, e atualize o mais rápido possível.

O Projeto GNOME incentiva todos os fornecedores de sistema operacional Linux que distribuem o GNOME a atualizar o mais rápido possível.

Mais detalhes sobre como obter o GNOME estão disponíveis no site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.